O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

sábado, 8 de janeiro de 2011

RETROSPECTIVA DE CLÁSSICOS NO CINE BELAS ARTES

O tradicional Cinema Belas Artes encerra suas atividades no dia 27 de janeiro de 2011, mas antes irá prestigiar seus fiéis e entusiastas frequentadores com uma retrospectiva que conta com os maiores títulos exibidos em suas salas ao longo dos 68 anos de sua rica história, e também uma seleção especial com outros grandes clássicos do cinema mundial.

Diariamente, de 14 a 27 de janeiro, os Sucessos do Belas Artes serão exibidos às 18h30, e os Clássicos Cult, às 21hs.

Os ingressos destas sessões custará R$4,00.

Segue abaixo a programação da RETROSPECTIVA:

dia 14
18:30h - “As Bicicletas de Belleville” (França, 2003; de Sylvain Chomet)
21:00h - “Amores Expressos” (China, 1994; de Wong Kar-wai)

dia 15
18:30h - “Morte em Veneza” (Itália, 1971; de Luchino Visconti)
21:00h - “O Encouraçado Potemkin” (Rússia, 1925; de Serguei Eisenstein)


Gustav Von Aschenbach em "Morte em Veneza"
dia 16
18:30h - “Paixão Selvagem” (França, 1976; de Serge Gainsbourg)
21:00h - “A Regra do Jogo” (França, 1939; de Jean Renoir)

dia 17
18:30h - “Meu Tio” (França, 1958; de Jacques Tati)
21:00h - “Segunda-Feira ao Sol” (Espanha, 2002; de Fernando León de Aranoa)

dia 18
18:30h - “O Ilusionista” (EUA/República Tcheca, 1976; de Neil Burger)
21:00h - “Música e Fantasia” (Itália, 1976; de Bruno Bozzetto)

dia 19
18:30h - (a confirmar)
21:00h - “ Lúcia e o Sexo” (Espanha, 2001; de Julio Medem)

dia 20
18:30h - “ Cría Cuervos” (Espanha, 1976; de Carlos Saura)
21:00h - “O Balão Vermelho” (França, 1956; de Albert Lamorisse)



dia 21
18:30h - (a confirmar)
21:00h - “A Lei do Desejo” (Espanha, 1987; de Pedro Almodóvar)

dia 22
18:30h - “Pai Patrão” (Itália, 1977; de Paolo e Vittorio Taviani)
21:00h - “Apocalypse Now” (EUA, 1979; de Francis Ford Coppola)

dia 23
18:30h - “Gritos e Sussurros” (Suécia, 1972; de Ingmar Bergman)
21:00h - “O Passageiro – Profissão: Repórter” (Itália, 1975; de Michelangelo Antonioni)

dia 24
18:30h - “Z” (França, 1969; de Costa-Gravas)
21:00h - “Quanto Mais Quente Melhor” (EUA, 1959; de Billy Wilder)

dia 25
18:30h - “ Crônica do Amor Louco” (Itália, 1981; de Marco Ferreri)
21:00h - “A Guerra dos Botões” (França, 1962; de Yves Robert)

dia 26
18:30h - “Johnny Vai á Guerra” (EUA, 1971; de Dalton Trumbo)
21:00h - "Vestida Para Matar” (EUA, 1980; de Brian de Palma)

dia 27
18:30h - “Possessão” (Alemanha/França, 1981; de Andrzej Zulawski)
21:00h - “A Malvada” (EUA, 1950; de Joseph L. Mankiewicz)

6 comentários:

  1. Bela retrospectiva, mas fica a questão: por que não há filmes brasileiros na seleção?

    ResponderExcluir
  2. Boa questão a se levantar! E bato na outra tecla denovo, não entendo de forma alguma o porquê as pessoas se revoltam tanto com o fechamento do belas artes - que eu tb compartilho do repúdio - mas nem sequer comentam os espaços de fato públicos que também foram fechados, viraram lojas...?

    ResponderExcluir
  3. Nenhum Brasileiro? O único oriental é um Chines?
    Vou mesmo assim...

    ResponderExcluir
  4. estamos postando aqui justamente para todos irem Sati. Nós também iremos, mas lamento o fato de não ver nenhum dos grandes filmes brasileiros que passaram pelo Belas Artes.
    Realmente há vários espaços públicos de cultura que são fechados ou mal gerenciados.

    ResponderExcluir
  5. Dan, teremos a oportunidade de assistir "Cria Cuervos" no cinema, aquele filme que tanto te comentei. Bellísimo, algo extraordinário para mim!

    ResponderExcluir