O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O humor anárquico dos irmãos Marx

Em um sistema de distribuição cinematográfica tão comercial como o nosso, dificilmente encontramos uma boa comédia em cartaz. O próprio significado de comédia se banalizou e, hoje, qualquer filme "água com açúcar" norte-americano é chamado de comédia romântica. A não ser por algumas poucas exceções, que aparecem, de vez em quando, nas salas do circuito alternativo, a opção que nos resta é recorrer aos DVDs e filmes antigos.

"Uma Noite na Ópera" (1935), filme dirigido por Sam Wood e protagonizado pelos irmãos Marx, é uma opção de humor inteligente, que alia momentos de mera descontração a uma ironia crítica que nos faz rir, mas não sem refletir. Estamos diante de uma comédia que satiriza a hipocrisia reinante nas classes altas e desafia os códigos vigentes, subvertendo alguns tabus e debochando das convenções sociais tão sem sentido.

O humor criativo e frenético de Groucho, Chico e Harpo Marx parece não poupar ninguém e é justamente esse caráter anárquico de “Uma Noite na Ópera”, que torna suas cenas tão vivas e atuais. O momento em que Chico e Groucho desconstroem o conceito patético por trás de um contrato contém um humor que, ao fingir-se de sério - através das reações contidas e naturais dos irmãos - torna-se ainda mais hilariante. Link para ver a cena:
http://www.youtube.com/watch?v=SzfiBMRDc5Y&playnext=1&list=PLDCDFB0858768E897&index=24


Alguns sites disponibilizam o filme para download.  Uma das opções é http://rsxdownload.org/uma-noite-na-opera-1935/

Nenhum comentário:

Postar um comentário