O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Je Vous Salue Sarajevo (1993) - Jean-Luc Godard

"De certa forma, medo* é a filha de Deus, redimida na noite de sexta-feira santa. Ela não é bela, é zombada, amaldiçoada e renegada por todos. Mas não entenda mal, ela cuida de toda agonia mortal, ela intercede pela humanidade.

Pois há uma regra e uma exceção. Cultura é a regra. E arte a exceção. Todos falam a regra: cigarro, computador, camisetas, TV, turismo, guerra. Ninguém fala a exceção. Ela não é dita, é escrita: Flaubert, Dostoyevski. É composta: Gershwin, Mozart. É pintada: Cézanne, Vermeer. É filmada: Antonioni, Vigo. Ou é vivida, e se torna a arte de viver: Srebenica, Mostar, Sarajevo. A regra quer a morte da exceção. Então a regra para a Europa Cultural é organizar a morte da arte de viver, que ainda floresce.

Quando for hora de fechar o livro, Eu não terei arrependimentos. Eu vi tantos viverem tão mal, e tantos morrerem tão bem."


Jean-Luc Godard


Medo = "Peur" em francês a palavra é de gênero feminino, por isso, para não alterar a legenda já vinda com o vídeo, mantemos o original.

5 comentários:

  1. Godard é magnífico na forma e intenso no conteúdo. Poucos entendem a arte de forma tão dialética.

    ResponderExcluir
  2. é só isso Luiz!
    belíssimo o vídeo né?
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu diria que é muito mais do que dialética... A grosso modo, Godard presta (na realidade, sempre prestou) uma homenagem à vida! Genial!

    ResponderExcluir