O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Estamos aqui para manter a ordem! - Manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus

Esse foi o "pequeno" confronto com a polícia. 



Fonte do Video: Página de Carlos Latuff - Youtube 

Ao contrário do que anunciava a grande imprensa, o confronto que chamava de 'pequeno' teve proporções um pouco maiores.


Ainda me assusta - É! O hábito ainda não me calejou - a dedicação desses homens para nem sabem o que.


No final do video abaixo, tive de parar de filmar, porque um dos policiais apontou para mim, ordenando aos outros que atirassem, e foi o que fizeram.


Chega a ser engraçado as discussões que são geradas pós esses conflitos, sempre com teor ideológico e nunca baseado nos fatos. Nunca precisei ser nenhum teórico para entender que esses caras, sejam lá o motivo pelo qual escolheram ser policiais, não estão e nunca estiveram aí para proteger a mim ou as pessoas no vídeo. E também não estou entrando no mérito de treinamento, salário ou seja lá o que for. Até porque para reprimir uma manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus se mostraram dispostos, armados e não pareciam tão mal treinados assim.  

E também não quero cair somente numa vitimização do movimento e demonização dos policiais, é claro que esses homens são explorados e desprovidos de qualquer ideologia - que é mais assustador, pois trabalham como cães que num grito se põem a ladrar e perseguir seus iguais -, mas no momento prefiro não discorrer sobre o assunto, não é o objetivo. Em posts anteriores, se interessar, deixo mais claro meu ponto de vista sobre as instituições "Polícia";"Tráfico";"Estado":


]
Video de Danilo Santos - Coletivo Cinefusão


Nenhum comentário:

Postar um comentário