O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Chico Buarque e a TV Globo

Vídeo para refletirmos sobre a série "Amor em 4 atos" que a globo vem apresentando com músicas do Chico Buarque. Algumas famílias dominando os meios de comunicação no Brasil e reproduzindo os discursos que já foram contra dominação, como forma de fingir democracia e, principalmente, bom gosto.

3 comentários:

  1. Gosto da analogia.
    Bom, sempre vai ter um bom samaritano, reformista, paz e amor que vai dizer: "Nossa mas vocês só falam mal dos outros, mesmo quando fazem algo sobre alguém que gostam". isso não podemos evitar, mas já engrossando o que foi dito no post, a situação é a seguinte: trata-se de uma falsa democracia, onde a mídia - impressa, audiovisual - é controlada por algumas famílias e que hoje, dada também a fragmentação e perda de foco da força dissidente, se utilizam de tudo aquilo que outrora era usado por esta última como material de combate à primeira. Ou seja uma peça de teatro anarquista, comunista, etc. entra tranqüilamente num festival de um colégio privado "pois trabalha a história, a democracia" e assim vai.

    E sobre a série bom a globo não perdoou o chico buarque desde a ditadura, ela reuniu os clichês mais adoráveis de nosso tempo Peréio(narração) + Chico + uma provável 5d ou 7d como camera e conseguiu transformar tudo num video clip da Kelly Key ou na melhor das hipóteses uma comercial de sabonete. Prato cheio para aqueles chatões que vão dizer "ah vocês vangloriam o chico mas 'baba baby, baby baba(kelly key)' é mesma coisa que "quando você me quiser rever já vai me encontrar refeita pode crer(Chico - olhos nos olhos)".

    Bom, a globo até teve séries boas, não nego, Capitu por exemplo. Agora a adoração por parte de alguns à essa joanete extraída do Chico Buarque é fruto ou de uma paixonite aguda e cega pelo rapaz ou é esse olhar atrofiado que não nos deixa ver que num país de mais de 190 milhões de pessoas não há só a globo, nem só o chico buarque.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Mas isso é bom para termos em mente que nem mesmo Chico Buarque (sem dúvida um dos nossos grandiosos artistas) é capaz, por si só, de garantir qualidade a um produto audiovisual comercial da rede globo.

    ResponderExcluir
  3. O Chico deve estar cagando e andando para essa série. Deve estar no "apartamentinho" em Paris agora e nem sabe do que ta rolando hehe.

    ResponderExcluir