O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Documentário: Jonestown: Vida e Morte no Templo do Povo {Jonestown: The Life and Death of Peoples Temple} - 2006

Sugiro que assistam o filme abaixo, que posto na íntegra e com legendas, não necessariamente por sua forma, que inclusive é bastante típica de um documentário do estilo BBC, contudo em tempo tão conturbado como o nosso, vale a pena olhar para este documento como uma forma de reflexão sobre nossa sociedade e rumos tanto do sistema em que vivemos quanto daquele que queremos alcançar. 


"Morram, morram com alguma dignidade. Vamos acabar logo com isso. Acabar logo com essa agonia" Quem fala é o fanático religioso Jim Jones, o líder da seita templo dos povos. Em um ponto perdido na selva da Guiana, ele comandava o suicídio coletivo de seus mais de 900 seguidores. O massacre aconteceu no dia é 18 de novembro de 1978. Essa tragédia é até hoje um dos grandes símbolos dos efeitos nocivos da fé cega.(Comentário de nagoldpa, youtube)



Um comentário:

  1. Deve ser muito interessante. Há diversas experiências de suicídio coletivo que me intrigam.
    Vou assistir.
    abraços

    ResponderExcluir