O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

sábado, 20 de novembro de 2010

URGÊNCIA: A cidade do avesso


Urgência – A Cidade Do Avesso
Estreia 21 de novembro, no Parque da Luz, em São Paulo




Com o apoio da Lei de Fomento à Dança – 8ª edição/2010, estreia dia 21 de novembro de 2010, no Parque da Luz, o espetáculo “Urgência – A Cidade do Avesso”, do ...Avoa! núcleo artístico, direção de Luciana Bortoletto. Criado para espaços públicos, a obra transita por diferentes linguagens, como a dança contemporânea, o teatro e a poesia e reflete a respeito da relação entre indivíduo e multidão. 

Estar no passeio público, seja com um saco de juta cobrindo o rosto ou simplesmente em grupo, dançando, pode significar nada. Ou muito. E pode também deflagrar emoções inimagináveis nos transeuntes. Foi assim nas cerca de 20 sessões em que o ...AVOA! núcleo artístico esteve na cidade, no meio da multidão. Nessas intervenções, o grupo presenciou desde tentativas de suicídio na passarela do Terminal Bandeira até camelôs que se juntaram aos atores/bailarinos e caíram na dança também. 

O público/cidadão não se intimida. Seja no vão livre do MASP ou na Rua 25 de Março, ele participa, se incomoda, sugere, dança, ameaça. Até das janelas dos ônibus da Avenida Paulista vieram respostas da intervenção artística realizada. 

A dança contemporânea é o eixo da pesquisa, assim como a improvisação, e a intenção, ao montar um projeto como ‘Urgência...’ é a possibilidade da re-significação do espaço público. O cidadão que se desloca pelas ruas pode ampliar seu repertório de relações sensoriais com a cidade, abrindo possibilidades de gerar novas percepções e sensações. Sair do olhar óbvio, enfrentar o automatismo na relação com a metrópole e experimentar novas sensações: eis o propósito de “Urgência – a cidade 

...Avoa! núcleo artístico
O ...Avoa! núcleo artístico vem desde 2000 desenvolvendo sua pesquisa em que articula a dança contemporânea com base na educação somática, em intersecção com outras linguagens, como a poesia, fotografia, audiovisual, artes plásticas e teatro. O projeto URGÊNCIA vem para contemplar esta continuidade na pesquisa, articulando conceitos não apenas de imagens, mas do trabalho em dança através de pesquisas bibliográficas que se relacionem com esta temática e que “provocam” ideias e sensações, absorvidas e expressadas através de movimentos corporais, além de trazer a reflexão acerca da ocupação do corpo no espaço urbano. 

O material bibliográfico oferece suporte para a pesquisa e criação da obra e as principais referências são os poetas Ferreira Gullar, Maiakovski, Paulo Leminski e Manuel Bandeira. O manifesto "As embalagens" do encenador Tadeusz Kantor, o texto "Cidade e Alma" de James Hillman, textos do livro "Psicologia das multidões" de Gustave Le Bom e a obra literária "As cidades invisíveis" de Ítalo Calvino contribuíram fortemente para o embasamento teórico.

Ficha Técnica
Concepção e direção geral: Luciana Bortoletto
Orientação dramatúrgica: Érika Moura Preparação corporal em dança: Luciana Bortoletto, Érika Moura e Chris Cruz (assistente) Preparação corporal em Mímica Total: Luis Louis Criadores-intérpretes (por ordem alfabética): Calu Baroncelli, Chris Cruz, Érika Moura, Larissa Pretti, Luciana Bortoletto Trilha sonora – ao vivo: Maurício Verderame (contrabaixo) e Patrícia Herculano (percussão) Trilha sonora (videodança): Mauricio Verderame e Célio Barros Figurinos: Telumi Hellen Videodança: Tamara Ka Fotografia: Gil Grossi Confeccção de figurinos: Naná Aquino e Zabê Zai Artista-aprendiz: Zabê Zai Produção executiva: Penha Silva Assessoria de imprensa: Marcia Marques - Canal Aberto

Serviço
Duração: 50 minutos /// Classificação: livre /// Gênero: dança-teatro

PRÉ ESTREIA 20 DE NOVEMBRO, SÁBADO, ÀS 16H 
INSTITUTO POMBAS URBANAS Avenida dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes - Zona Leste Tel: (11) 2282-3801

21 DE NOVEMBRO, DOMINGO, 16H
PARQUE DA LUZ - Evento de Aniversário Praça da Luz, s/n - Bom Retiro - Centro Telefone: (11) 3227-3545

27 DE NOVEMBRO, SÁBADO, 16H
OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE - área externa Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro – São Paulo Telefone: (11) 3222-2662 - Estacionamento próximo à Rua Correia de Melo

28 DE NOVEMBRO, DOMINGO, 19H
CENTRO CULTURAL MONTE AZUL Av. Tomás de Souza, 552 - Jardim Monte Azul - Zona Sul – São Paulo (próximo ao Terminal João Dias e estação João Dias do metrô) Telefone: (11) 5853-8080

03 DE DEZEMBRO SEXTA-FEIRA, ÀS 17h30
PRAÇA DA REPÚBLICA, s/n, Centro, São Paulo
Telefone: (11) 9335-8825

05 DE DEZEMBRO DOMINGO, ÀS 16H
COMUNIDADE DO SAPÉ
Rua General Synzeno Sarmento, altura do nº 1.640 (Praça do Samba)
Butantã – Zona Oeste
Telefone: (11) 9335-8825

11 DE DEZEMBRO SÁBADO, ÀS 16H
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO
Av. Dep. Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha – Zona Norte – São Paulo
(ao lado do Terminal Cachoeirinha)
Tel: (11) 3984-2466

12 DE DEZEMBRO DOMINGO, ÀS 16H
PRAÇA DO PATRIARCA
Centro – ao lado do Viaduto do Chá – Centro – São Paulo
Telefone: (11) 9335-8825

18 DE DEZEMBRO SÁBADO, ÀS 16H
AVENIDA PAULISTA, em frente ao Parque Trianon - Cerqueira César
Telefone: (11) 9335-8825

19 DE DEZEMBRO DOMINGO, ÀS 16H
GALERIA OLIDO
Av. São João, 473 - Térreo - Centro – São Paulo
Tel: (11) 3331-8399 / 3397-0171

2 comentários:

  1. oBRIGADA POR DIVULGAR NOSSO TRABALHO! sUCESSO PRA VOCÊS!
    bEIJOS

    ResponderExcluir
  2. É sempre um prazer divulgar e incentivar projetos sinceros como nos parece esse.

    Beijos

    ResponderExcluir