O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

II Encontro de Teatro de Sombras.


Em parceria com a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, o Grupo Sobrevento realiza o II Encontro de Teatro de Sombras. O encontro é público, tem ENTRADA FRANCA e acontece na próxima segunda-feira, 22/11, das 17h às 22h, no Espaço Sobrevento, que fica na Rua Coronel Albino Bairão, 42, próximo à estação Bresser-Mooca do Metrô e do Viaduto Bresser.

A mesa de discussões reunirá Alexandre Fávero e Ronaldo Robles, dois dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Sombras, que, além de relatar suas experiências, farão demonstrações de seus trabalhos.

O encontro terá a presença - já confirmada - de alguns dos principais representantes do Teatro de Sombras em atividade no Brasil, entre artistas e pesquisadores, além dos grupos mais atuantes do Teatro de Bonecos de São Paulo. No decorrer da noite, os convidados vão mostrar experiências e resultados de pesquisas, na forma de palestras e apresentações de cenas, mediados por Luiz André Cherubini e Sandra Vargas, fundadores do Grupo Sobrevento.

Ao final, será aberto espaço para outros artistas e público exporem os seus trabalhos, considerações e dúvidas.

Em dezembro de 2009, o Espaço Sobrevento reuniu cerca de 20 especialistas brasileiros em Teatro de Sombras da cidade de São Paulo, em um encontro onde foram discutidas questões técnicas e estéticas específicas desta linguagem. Este ano, com o apoio da SP Escola de Teatro, o II Encontro de Teatro de Sombras tem o intuito de ampliar os conhecimentos e multiplicar experiências com o Teatro de Animação, em um modo diferente de fazer com que artistas formem artistas.


Conheça os currículos dos participantes: ALEXANDRE FÁVERO Alexandre Fávero é cenógrafo, diretor, pesquisador, encenador, ator, sombrista, diretor de arte, produtor, aderecista, bonequeiro e cenotécnico. É fundador da Companhia Teatro Lumbra de Animação, do Clube da Sombra Criações e Produções Artísticas e da Carta Zero Produtora de Arte. Dirige os projetos artísticos da Cia. Teatro Lumbra de Animação, onde realiza pesquisas e experimentações no teatro de animação (Sombraterapia, vivências expressivas, performances); montando espetáculos como experimento “Transapiens”, “Sombrurbanas”, “Sombrazilis” e outro projetos; dirige vídeos promocionais, ministra cursos e realiza vivências teatrais para artistas, educadores e empresas. Desenvolve experiências criativas e originais utilizando curiosas ferramentas cênicas (Bolha Luminosa) e a dramaturgia do teatro de animação, onde funde os conceitos transversais da arte com a ciência, a cultura popular, a filosofia, a psicologia e o sobrenatural. Além de representar o Brasil em festivais interna cionais, desenvolver pesquisas de linguagem e da estética da arte, criar e produzir novos projetos e colaborar para a difusão da arte do teatro de animação, dedica-se a escrever um livro sobre a linguagem das sombras e dirige o portal dinâmico da arte do teatro de sombras, o Clube da Sombra, onde é editor do informativo eletrônico Sombrazine e de artigos sobre a estética da arte.

A CIA. TEATRO LUMBRA Criada e coordenada pelo pesquisador, cenógrafo e ator/bonequeiro Alexandre Fávero, desde o ano de 2000, a Cia. desenvolve a pesquisa e o experimentalismo avançado da dramaturgia do teatro de animação. As montagens de espetáculos da Companhia e seus projetos de difusão são sempre associados aos temas da cultura brasileira e ao experimentalismo das linguagens expressivas dos mais distintos gêneros do teatro de animação. O resultado dessas atividades teatrais promovidas e desenvolvidas pela Companhia Teatro Lumbra, nas inúmeras temporadas e participações em festivais do gênero, têm possibilitado uma abrangência cada vez maior e mais expressiva de público e também nos mais diferentes meios de comunicação e mídias. Nessa dinâmica de criar e desconstruir conceitos nas suas obras de arte, a Companhia tem aperfeiçoado suas tecnologias alternativas e seu método de trabalho artesanal, transformando ideias em espetáculos, realizando cursos de teatro de animação, projetando sombras nas telas de cinema, realizando filmes, vídeos, shows musicais e demonstrações, prestando assessorias e, principalmente, ousando nas novas experiências.


RONALDO ROBLES Ronaldo Robles é formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH ) da USP, antropólogo, artista plástico, ator e diretor, participou de várias exposições de artes, integrou o Napedra, núcleo de antropologia do drama e da performance FFLCH/USP. Atualmente, dirige, escreve e atua nos trabalhos da Companhia Quase Cinema, dando especial tratamento para a pesquisa imagética e simbólica das sombras e a construção de uma dramaturgia da imagem.

GRUPO SOBREVENTO O SOBREVENTO é um Grupo de Teatro profissional que busca apresentar, experimentar, desenvolver, inovar, aperfeiçoar, difundir, multiplicar, valorizar, fortalecer, ensinar, aprender e estudar o Teatro de Animação, desde 1986. É reconhecido, nacional e internacionalmente, como um dos maiores especialistas brasileiros da área. O Grupo tem, hoje, doze espetáculos em repertório – destinados a diferentes públicos e espaços – com os quais ganhou alguns dos Prêmios mais importantes do país. Em suas andanças, viajou por todo o Brasil, do Acre ao Rio Grande do Sul, e apresentou-se em mais de uma centena de cidades não só do Brasil, mas também da Espanha, Irlanda, Escócia, Argentina, Chile, Colômbia, Angola, México e Irã.

ESPAÇO SOBREVENTO Inaugurado em junho de 2009, o Espaço Sobrevento é o único espaço da cidade especialmente dedicado ao Teatro de Bonecos. Mais que uma simples oficina, abriga uma sala de espetáculos, uma biblioteca e uma videoteca especializadas em Teatro de Bonecos, além de um espaço de confecção, treinamento e aperfeiçoamento para marionetistas. O Espaço Sobrevento já abrigou os espetáculos “Bailarina”, “O Anjo e a Princesa”, “Mozart Moments”, “Cadê o Meu Herói?”, “O Copo de Leite”, “O Cabaré dos Quase-Vivos”, “Submundo” e “Orlando Furioso”, todos do Grupo Sobrevento, além de diferentes espetáculos estrangeiros: “Suspended Animation”, do norte-americano Phillip Huber (marionetista do filme “Quero Ser John Malkovich”); o “Teatro de Sombras Chinesas”, da Cia. de Teatro de Sombras de Tangshan, uma das mais destacadas da China; “As Máquinas para o Teatro Inconsciente”, da Cia. La Voce delle Cose, especializada em Teatro de Objetos, da Itália; e o espetáculo “Anda!”, da Cia. La Casa Incierta, da Espanha, especializada em Teatro para Bebês. E também recebeu os espetáculos “O Cavaleiro da Triste Figura”, da Cia. Catibrum, de Minas Gerais; “História de Bar”, da Cia. Truks; “Sonhos de uma Noite de Verão”, do Núcleo N3, que reúne três companhias de Teatro de Animação paulistanas; “Histórias de Amar”, do Grupo Salamandra; “Mulheres”, do Núcleo Trecos e Cacarecos; a pré-estreia de “Só Sonho Samba”, da Cia. Bonecos Urbanos; a “Mostra Memória e Identidade”, da Cia. As Graças; além da pré-estreia do espetáculo “A Criatura”, do Núcleo N3, atraindo cerca de 20 mil espectadores. Serviço: II Encontro de Teatro de Sombras Segunda-feira, 22 de novembro, das 17h às 22h Local: Espaço Sobrevento (Rua Coronel Albino Bairão, 42, a duas quadras do Metrô Bresser-Moóca e do Viaduto Bresser. Telefone: 11-3399-3589) ENTRADA FRANCA O SOBREVENTO é um núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro.

Visite a página em http://www.sobrevento.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário