O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Cine Afro Sembene exibe dois documentários

Zumbis Somos Nós

Manifesto sonoro e visual que traz as novas sonoridades e imagens urbanas,e seu elo indivisível com o legado afro-brasileiro. Espécie de bricolagem que une os tambores ancestrais, os ritmos contemporâneos e as novas simbologias visuais. "Zumbi Somos Nós" propõe uma reflexão sobre questões raciais na sociedade brasileira contemporânea e a criação de estratégias artísticas para responder a estas questões, inscrevendo na vida cotidiana novas formas de olhar, pensar e agir. O documentário é um desdobramento da linguagem da Frente 3 de Fevereiro, grupo que aborda o racismo na sociedade através de intervenções artísticas, e cria um diálogo afinado entre imagem e som, norteado por narradores-personagens-mc's.

Ficha técnica
Documentário. Brasil, 2007. 
52 minutos.
Direção: Frente 3 de Fevereiro.

ORIKÍ
 
O matriarcado periférico, onde mulheres são a referência, arrimo e lugar da esperança para seus filhos e netos. Uma atriz ensaiando no palco uma releitura de fatos cotidianos e históricos, atuais e passados, e que se repetem na trajetória de vida da mulher negra,traduzindo através de poemas declamados e cantados e de movimentos coreografados as emoções, sensações e realizações dessas mulheres. Essa encenação é intercalada com cenas reais de depoimentos e vivências de mulheres cujo exemplos à inspiram em sua performance.

Ficha Técnica
Documentário, Brasil, 2009. 
8 minutos. 
Direção: Fernando Alabê, Franciane Maciel e Oubí Inaê Kibuko. Pesquisa: Coletiva. 
Roteiro:Fernando Alabê. 
Direção de Fotografia: Diego F. F. Soares. 
Assistente de Fotografia: Sandra Chaves e Oubí Inaê Kibuko. S
Som: Diego F. F.Soares.
Trilha Original: Fernando Alabê, Diego F. F. Soares e Kauê Palizolli. 
Montagem e Edição de Som: Luiz Beto Perocini e KauêPalazolli. Produção: Real Drama Produções - Escola Livre de Cinema e Video de Santo André - Franciane Maciel.

Local: Associação Cineclubista de São Paulo
19 horas - entrada franca
Rua Augusta, 1239 - cj. 13 e 14 - São Paulo/SP - próximo ao metrô Consolação
Informações: (11)3214-3906 begin_of_the_skype_highlighting              (11)3214-3906      end_of_the_skype_highlighting
Colaboração:

Nenhum comentário:

Postar um comentário