O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

sábado, 14 de agosto de 2010

Debate sobre arte e marxismo a partir do texto "Cultura e Arte ante a Objetificação dos Seres Humanos".

O debate ocorrerá no dia 19 de agosto, quinta-feira, pontualmente às 19:00, no Centro Cultural Mario Pedrosa (RUA TABATINGUERA, 318, PRÓXIMO À ESTAÇÃO SÉ DO METRÔ).

Este será o primeiro módulo da formação em arte e marxismo proposta pela Esquerda Marxista para o ano de 2010. Os outros dois módulos, cujos temas são "Indústria Cultural e Capitalismo Contemporâneo" e "A Cultura Popular Transformada em Mercadoria", ocorrerão no mês de setembro. Mais que apontar questões, buscar ações e estratégias que permitam a resistência e organização dos trabalhadores da arte neste momento que vivemos, a partir de nossas experiências e vivências.
"Não nos prendamos ao espetáculo da contestação, mas passemos à contestação do espetáculo."
Grafite do Maio de 68

Um comentário:

  1. Ótimo evento que complementa a discussão que o Cinefusão articulou junto ao PSOL sobre a mercantilização da cultura.

    ResponderExcluir