O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Fotógrafo cego Evgen Bavcar expõe em São Paulo


Quem assistiu o belo "Janela da Alma", de João Jardim, deve se lembrar do fotógrafo Evgen Bavcar, um dos principais entrevistados do filme. O que mais chama atenção - e para alguns é até contrário a linguagem fotográfica - é o fato do artista esloveno ser cego. No entanto, é justamente o não enxergar que traz elementos únicos para a exposição "Estética do (In)visível´", que segue em cartaz no Senac Lapa-Scipião, até dia 17 de setembro.

Para um fotógrafo cego, o enquadramento e o foco pouco importam. A fotografia permite que ele mostre a maneira que enxerga o mundo através da fantasia e imaginação. A arte fotográfica do esloveno Evgen Bavcar é uma prova de que a limitação visual permite a captação de imagens muito mais interessantes que a duplicata do óbvio a olho nu. Talvez, Evgen Bavcar busque justamente reproduzir aquilo que é invisível e não vemos a olho nu a não ser através da materialização fotográfica. Nesse link, uma entrevista com o fotógrafo esloveno: http://pphp.uol.com.br/tropico/html/textos/1644,1.shl

por Evgen Bavcar

Exposição de fotos "Estética do (In)visível´"
Senac Lapa-Scipião, rua Scipião, 67, Lapa
A mostra é acessível a deficientes visuais (fotos com relevo e texto em Braille).
de 2ª a 6ª, das 9h às 21h;
sáb., das 9h às 16h. até 17.09
grátis

Um comentário:

  1. Olá,

    tomamos a liberdade de colocar um link do seu blog na página do blog do Cineclube Adamastor.

    parabéns pelo blog.

    abraços

    Andre Okuma

    ResponderExcluir