O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Exposições resgatam a história de São Paulo

Coletivo Mapa Xilográfico desenvolve um projeto de investigação histórica dos bairros com o mapeamento das árvores

O Centro Cultural Mário Pedrosa recebe, a partir desta sexta-feira (13), a exposição Mapa Xilográfico Bela Vista-Bixiga, em São Paulo (SP).

A mostra é organizada pelo Coletivo Mapa Xilográfico e resulta de um trabalho de investigação realizado em 2009 com moradores do bairro paulistano, com enfoque nos temas de moradia e história negra do local.

O coletivo desenvolve, desde 2006, um projeto artístico de investigação histórica dos bairros/cidades, mediante o mapeamento das árvores cortadas nas ruas, utilizando-se da técnica da xilogravura (que consiste em fazer gravuras em relevo sobre madeira). Desta forma, o projeto relaciona, de forma simbólica, árvores e moradores como testemunhas do processo de urbanização e seus desdobramentos.

Em setembro, será a abertura da exposição Mapa Xilográfico Ibirapuera, na zona sul de São Paulo e, em outubro, do Mapa Xilográfico Cidade Dutra, no extremo-sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário