O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Cineclube Consciência


Desde 2003, existiu em Jundiaí o cursinho pré-vestibular comunitário chamado Cursinho Consciência, fundado por alunos da Unicamp. Nesse espaço, o Professor de geopolítica, Adriano Santos mantinha uma iniciativa cineclubista, ao passar e discutir com seus alunos filmes relacionados com a sua matéria, atividade que durou até meados de 2006.

Por outro lado, houve uma iniciativa do Centro Cineclubista de São Paulo, na figura do Diogo Gomes dos Santos, cineclubista e cineasta, junto com a Prefeitura de Várzea Paulista, para promover um cineclube nesta cidade, no inicio de 2006, criando assim o Cineclube Estação Imagem.

Alguns participantes dessa iniciativa, moradores da cidade de Jundiaí e da região, levaram a experiência para os alunos do Cursinho Consciência e juntos desenvolveram o projeto de criação do Cineclube Consciência no espaço do cursinho. Essas atividades iniciaram em dia 24 de março de 2007, com a exibição do filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, realizada num aparelho televisor.

Desde sua fundação, muita coisa mudou e a programação foi amadurecendo, a estrutura melhorada e os membros do cineclube participaram de Fóruns de Cineclubismo no estado de São Paulo, levando suas experiências e adquirindo novas.

Hoje, o cineclube conta com um projetor digital e aparelhagem de som. Já foram exibidos mais de 100 filmes e com eles vieram importantes convidados, a exemplo de:

- João Luiz de Brito Neto, Cineasta;
- Leopoldo Paulino, escritor do livro "Tempo de Resistência";
- Ivan Seixas e Rafael Martinelli, do Fórum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo;
- Luiz Lima, Historiador e Escritor;
- Toninho do diabo, Cineasta;
- Marcelo Muller e Mailin Millanês, ambos os cineastas com formação em Cuba;
- entre outros;

Além disso, o cineclube realizou o curta-metragem SOBREVIVA, resultado da “Oficina Básica de Criação Audiovisual” promovida pelo cineclube e que teve seu lançamento no dia 30 de agosto de 2008. O filme ficou em segundo lugar em dois festivais, ganhando o prêmio de melhor atriz no Festival Cine Favela de Heliópolis-SP. Em março de 2009, com o fim do Cursinho Consciência, o Cineclube teve como local de exibição a sede do Sindicato dos Bancários, onde funcionou até outubro de 2009. Depois de lá, tivemos como parceiro o Grupo Zama, onde exibimos cerca de três filmes antes de nos mudarmos para a Fatec no começo de 2010, nosso local de exibição atual.

Veja a programação e conheça mais sobre a iniciativa em: http://cineclubeconsciencia.blogspot.com/

"Sobreviva" (em 2 partes)

Um comentário:

  1. Parabéns ao cineclube pela iniciativa. O movimento cineclubista deve se fortalecer para voltarmos a ter o hábito de discutir cinema.

    ResponderExcluir