O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Sessão "Jango" de Sílvio Tendler + "Poesia Resistente" com Núcleo do 184 - Sábado, 07/08 -

"Jango" de Silvio Tendler + "Poesia Resistente" com Núcleo do 184

Às vésperas do Golpe de Estado de 1964, o Brasil vivia um processo de importantes transformações sociais modernizadoras e democratizantes. Durante a curta existência do governo João Goulart (de setembro de 1961 a março de 1964), um novo contexto político tinha se aprofundado no país, sendo marcado por propostas governamentais de cunho popular, as quais acirraram ainda mais a luta social, política e ideológica já movimentada do período. De um lado uma crescente mobilização das classes populares (com destaque para a ampliação do movimento sindical operário e dos trabalhadores do campo), que se confrontava cada vez mais, de outra parte, com uma organização e ofensiva política dos setores empresariais e militares alinhados com os interesses do imperialismo norte-americano. Sabe-se quem levou a melhor na história...

Rodado em 1984, "Jango" (de Silvio Tendler) retrata a carreira política de João Belchior Marques Goulart, presidente deposto pelos civis-e-militares em 1º de abril de 1964. Na obra, Tendler procurou mostrar a política brasileira da década de 60, desde a candidatura de Jânio Quadros, passando pelo golpe civil-militar, as manifestações da UNE e os exílios. O filme é narrado pelo ator José Wilker e conta com depoimentos de Magalhães Pinto, Aldo Arantes, Raul Ryff, Afonso Arinos e Francisco Julião, entre outros.

Neste sábado contaremos também com uma Intervenção Poética do Núcleo do 184: "Poesia Resistente", com textos de Geir Campos, Vinícius de Moraes, Nicolas Guillan, Pablo Neruda, Solano Trindade, Thiado de Melo, Moacir Félix, Afonso Romano de Santana, Cecília Meireles. A seleção de poemas ficou a cargo de Dulce Muniz e Roberto Ascar. E o coletivo de atores e recitadores será composto por Anderson Negreiros, Rubem Espinosa, Roberto Ascar, Leandro Lago, Maria Rita Mello e o músico Lucas Vasconcelos. Sob a direção geral de Dulce Muniz.

Depois seguimos ao nosso Debate Entre Gerações de Militância: o quê mudou da Ditadura Civil-Militar para os nossos dias? Quais desafios permanecem, e como eles estão sendo enfrentados atualmente?

Mais informações: http://bijoucinememoria.blogspot.com/

ESTRÉIA SÁBADO (24/07/2010), às 14hs no Teatro Studio 184 (Pça Roosevelt, 184 - antiga Sala Sérgio Cardoso do CINE BIJOU)

Um comentário: