O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

André Klotzel e "Reflexões de um Liquidificador"

 André Klotzel é diretor do irônico "A Marvada Carne"

Para enfrentar a crueldade da lógica neoliberal que joga pra escanteio os filmes que não são considerados blockbusters comercialmente viáveis, o cineasta André Klotzel decidiu mudar a estratégia de lançamento de seu novo filme "Reflexões de um Liquidificador", até mesmo como forma de protesto. Para tentar atingir um maior número de espectadores e evitar os famosos dois finais de semanas em cartaz, Klotzel resolveu ir contra o padrão de lançamento, fazendo a estreia em uma segunda-feira (último dia 10) e exclusivamente em uma sala no Espaço Unibanco, mas com o acordo de permanecer no mínimo 2 meses em cartaz. 

Além disso, dependendo da sessão escolhida, o preço do ingresso irá variar entre R$ 2 e R$10, bastante abaixo da média das salas de cinema. Por fim, em uma bela e generosa sacada, Klotzel determinou que, antes de cada uma das cinco exibições diárias, será projetado também um curta metragem diferente por sessão. 

Fica aqui a sugestão de um debate que podemos articular sobre o perverso sistema de distribuição cinematográfica no Brasil e também uma saudação a um cineasta que tem a coragem necessária para protestar e tentar driblar esse modelo. Fica também aqui um sincero agradecimento pelo espaço dado ao curta metragem, um formato que sofre grande preconceito no Brasil, mas que pode ter grande força artística. Convoco a todos a prestigiar "Reflexões de um Liquidificador", tanto pela iniciativa do cineasta, quanto pela sua trajetória artística de inquestionável relevância.

"Reflexões de um Liquidificador"
Espaço Unibanco Augusta - Sala 3
Horários: 14h - 16h - 18h - 20h - 22h

 

Um comentário:

  1. Eu achei muito interessante a iniciativa. É de fato uma atitude de protesto, resistência, ainda que um rascunho. E vi também em uma outra matéria que junto a exibição ele colocou shows de satand-up comedy. Bom, sou totalmente a favor da devoração de outras linguagens, "eventos" junto ao cinema, só tem que tomar cuidado, para nesse caso específico de não tornar a ser, o cinema, novamente "espetáculo" - no sentido ruim da palavra -.

    ResponderExcluir