FONTE DA NOTÍCIA: ESTADÃO ONLINE (http://www.estadao.com.br/noticias/geral,sobrinha-de-vladimir-lenin-morre-aos-89-anos,697332,0.htm)
Olga Ulyanova, a sobrinha do fundador da União Soviética Vladimir Lenin que lutou para que o corpo embalsamado de seu tio permanecesse num mausoléu na Praça Vermelha em Moscou, morreu na sexta-feira na capital russa aos 89 anos.
Olga, uma química, era a última parente viva de Lenin que se tem conhecimento, informou o governo da região russa de Ulyanovsk em comunicado.
"Ela era a última parente viva da família Ulyanov", disse o comunicado. A região nas montanhas do Ural, no leste de Moscou, recebeu o nome em homenagem a Lenin, que nasceu lá e cujo verdadeiro nome era Vladimir Ulyanov.
Lenin, que morreu em 1924, não teve filhos segundo se sabe.
Vinte anos após a queda da União Soviética, ainda existe um amplo debate sobre o que fazer com o corpo de Lenin, que está exposto em seu mausoléu ao lado do Kremlin.
Pesquisas indicam que um terço dos russos quer que o corpo do revolucionário bolchevique seja removido, mas o governo russo se recusa a retirá-lo.
O Partido Comunista, a segunda mais importante força política russa, quer que Lenin seja mantido no mausoléu.
Abaixo, três curtas-metragens sobre o revolucionário russo, divididos em seis partes, sob o genial olhar de Vertov.
Nenhum comentário:
Postar um comentário