O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

sexta-feira, 25 de março de 2011

"Canções para Lennin" - O fim de uma genealogia: Morre a última parente viva de Lennin



Olga Ulyanova, a sobrinha do fundador da União Soviética Vladimir Lenin que lutou para que o corpo embalsamado de seu tio permanecesse num mausoléu na Praça Vermelha em Moscou, morreu na sexta-feira na capital russa aos 89 anos.


Olga, uma química, era a última parente viva de Lenin que se tem conhecimento, informou o governo da região russa de Ulyanovsk em comunicado.


"Ela era a última parente viva da família Ulyanov", disse o comunicado. A região nas montanhas do Ural, no leste de Moscou, recebeu o nome em homenagem a Lenin, que nasceu lá e cujo verdadeiro nome era Vladimir Ulyanov.


Lenin, que morreu em 1924, não teve filhos segundo se sabe.


Vinte anos após a queda da União Soviética, ainda existe um amplo debate sobre o que fazer com o corpo de Lenin, que está exposto em seu mausoléu ao lado do Kremlin.


Pesquisas indicam que um terço dos russos quer que o corpo do revolucionário bolchevique seja removido, mas o governo russo se recusa a retirá-lo.


O Partido Comunista, a segunda mais importante força política russa, quer que Lenin seja mantido no mausoléu.


Abaixo, três curtas-metragens sobre o revolucionário russo, divididos em seis partes, sob o genial olhar de Vertov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário