No próximo domingo, dia 08 de maio, às 18h30, o Cineclube Cinefusão exibe o belo "Gadjo Dilo", do diretor argelino Tony Gatlif.
O filme narra a jornada de Stéphane, um jovem francês que viaja para a Romênia em busca da cantora cigana Nora Luca, a quem o seu pai ouvia o tempo todo antes de morrer.
Talvez, Tony Gatlif seja o diretor que melhor se enquadre na nossa proposta de apresentar um ciclo denominado "cinema e culturas marginais". O argelino/cigano se debruça sobre minorias excluídas e propõe uma arte libertária. O seu cinema de deslocamentos é a síntese do artista que também se vê em uma busca angustiante, mas é interrompido pelos hiatos reacionários.
Portanto, a exibição dá sequência ao ciclo que pretende apresentar um panorama de filmes realizados por cineastas de culturas não tão conhecidas e distantes de um senso comum, marcado pelo ocidentalismo europeu e estadunidense, que produz o cinema comercial que é divulgado massivamente. Assim, serão priorizadas obras que nasceram no âmago dessas culturas ou que abordem o modo de vida delas. Esperamos com o ciclo, trazer uma possibilidade de trocas e, principalmente, à luz da barbárie neoliberal, discutir sem qualquer tipo de preconceitos quais são as motivações que levam as sociedades a concepções de mundo tão distintas. A sessão é gratuita e acontece à rua Augusta, 1239, conj 13 e 14.
Nenhum comentário:
Postar um comentário