O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

INSCRIÇÕES GRATUITAS NO SEMINÁRIO INTERNACIONAL "REVOLUÇÕES: UMA POLÍTICA DO SENSÍVEL"

FONTEhttp://revolucoes.org.br/v1/seminario



O seminário trabalhará com a relação entre estética, política e história. Não no sentido estrito da propagação das posições de engajamento político dos artistas, mas no da produção de uma política do sensível (ou de uma “partilha do sensível”, para usarmos a expressão cunhada pelo filósofo francês Jacques Rancière).

A ideia de uma política do sensível opera como uma abertura ética, presente em uma obra de arte, que rompe com os lugares-comuns do cotidiano, esvaziado pelo espetáculo dos meios de comunicação em massa. Ao recolher criticamente a tradição revolucionária esquecida, os artistas criam as condições que permitem a produção de novos sentidos comuns, ativos e críticos. Assim, as clássicas revoluções sociais, antes vistas como questões datadas, esvaziadas de sua efetividade política, ganham força novamente.

Local: Teatro Paulo Autran - SESC-Pinheiros (Rua Paes Leme, 195, Pinheiros/SP)

Data: 20/05 e 21/05, a partir das 14h00
inscrições: no site www.revolucoes.org.br de 1 a 18 de maio
Mais informações: revolucoes@revolucoes.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário