O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Karroça Antropofágica pelas ruas de São Paulo: Intervenção teatral

O Uso social do espaço público para realização de atividades artístico-culturais em diálogo com a população da Cidade de São Paulo.



Como parte do projeto “Liberdade em Pi(y)ndorama – Parte 2”, contemplado pela 16º edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, a Cia. Antropofágica continuará nos meses de Fevereiro e Março a grande marcha com a Karroça, com um trajeto que irá da Zona Leste à Zona Oeste de São Paulo.

A Karroça é um veículo de intervenção cênico-musical da Cia. Antropofágica que surgiu a partir de pesquisas sobre a vida dos trabalhadores tropeiros durante o período do Brasil Império, e realiza com a tropa Antropofágica, formada por atores e músicos, intervenções pelas ruas da Cidade. 

A nova etapa da marcha percorrerá um total de 23 quilômetros, saindo do bairro de Cangaíba até o bairro da Barra Funda, e será realizada em etapas com o apoio de grupos parceiros. Na primeira etapa, sairá da sede do grupo Buraco D’Oráculo até o CDC Patriarca, sede do grupo Dolores Boca Aberta. Na segunda etapa, do CDC Patriarca marcha até o Clube Escola Tatuapé, onde está a sede do grupo Engenho Teatral. Por último, sairá do Clube Escola Tatuapé até o Arsenal da Esperança onde encontra a Cia. Estável e segue até o Espaço Pyndorama, sede da Cia. Antropofágica.

Cerca de 30 pessoas, entre atores e músicos da Cia Antropofágica de teatro percorrem a cidade dançando, cantando, atuando, com e para o povo, tendo como temas da intervenção a relação social do Brasil império e seus resquícios na modernidade; Jesuíno Brilhante, O Robin Hood da caatinga; "Mãe Coragem" de Brecht; "Morte e Vida Severina" de João de Cabral de Mello Neto; e muito mais.

Existem dois momentos no processo de marcha. O primeiro quando a tropa-coro realiza um teatro em movimento cruzando ruas e avenidas da Cidade. O segundo quando param em praças e espaços abertos onde acontecem apresentações de 10 a 20 minutos, algumas vezes seguidas de uma refeição, onde convidamos todos a beber e comer. Nossa comida é baseada em pratos como arroz carreteiro, carne seca e feijão tropeiro. 

Na etapa Leste-Oeste a organização e execução serão feitas conjuntamente com coletivos parceiros, que são: Buraco D’oraculo; Dolores Boca Aberta; Engenho Teatral; Cia. Estável; Brava Companhia 

Participe da marcha

Cada saída da Karroça dura em media de 3 a 5 horas e caminhamos de 5 a 10 quilômetros. O tempo de duração depende do tamanho do percurso, do numero de paradas e apresentações nas praças e principalmente, do contato e da troca com as pessoas presentes nas ruas. 

A Karroça também pode ser acompanhada a partir de qualquer ponto, ou ainda, para quem preferir, assistir apenas apresentações paradas, em determinados lugares. Para isso usamos um telefone e o twitter que informam o local que estamos naquele exato momento.

Não existe limite de participantes-público. As informações podem ser obtidas previamente pelo telefone do Espaço Pyndorama ou pelo site. 

Telefone do Pyndorama: 11 3871-0373
Telefone da Karroça: 11 9414-9164
Twitter da Karroça: twitter.com/pyndorama 
   
Trajeto
19/02 às 9h – Buraco D’Oráculo – Dolores Boca Aberta
Saída: Rua Antônia Teresa de Paula Matias, 175 – Cangaíba
Chegada: Rua Dr. Frederico Brotero, 60 – Patriarca

Ficha Técnica
Direção: Thiago Reis Vasconcelos
Direção Musical: Lucas Vasconcelos
Músicos: Bruno Miotto, Bruno Mota, Frederico César, Lucas Vasconcelos, Mario Conte
Elenco: Alessandra Queiroz, Amanda Freire, Andrews Sanches, Clayton Lima, Daniela Leite, Danilo Santos, Fabi Ribeiro, Flávia Ulhôa, Gilberto Alves, Haroldo Stein, Litta Mogoff, Martha Guijarro, Raphael Gracioli, Renata Adrianna, Renê Costanny, Ruth Melchior, Suelen Moreira, Thiago Calixto e Valter Paulini.


3 comentários: