O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

domingo, 22 de agosto de 2010

CINEFUSÃO ACOMPANHA 21º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DE SÃO PAULO

De 19 a 27 de agosto, o Cinefusão acompanhará o 21º Festival Internacional de Curtas de São Paulo., em parceria com o projeto "Crítica Curta". Ocasionalmente, postaremos aqui nossas impressões sobre alguns curtas, sendo que abrimos o diálogo com o realizador que terá espaço para postar e comentar o seu filme. Por entender a crítica não como uma avaliação para o público, mas sim como um espaço de reflexão e troca entre realizadores, tentaremos sempre enviar os textos por email aos diretores dos curtas, ampliando a discussão. Vale a pena conferir o belo documentário "Crítico", dirigido pelo crítico/realizador Kleber Mendonça Filho. Não há como separar o ver do fazer.

 
 A crítica como forma de reelaboração do olhar

Durante festival, serão apresentados 400 filmes, em dez salas da cidade, todas com sessões gratuitas. A programação pode ser consultada no site www.kinoforum.org.br

2 comentários:

  1. O festival se inicia e com força! O chato é que por diversas razões o grande público, povo, ainda é muito pequeno e a discussão sobre os filmes e sua repercusão acaba acaontecendo entre os artistas da categoria. É primordial que se tratando de uma quantidade tão grande de filmes, haja um diálogo muito maior de muitas pessoas vendo obras diferentes e podendo assim umas comentar com as outras. Não há funcionalidade em um festival de arte, enquanto essa arte está longe daqueles que também merecem vê-las, vivê-las. Não só por ser parte inerente de suas vidas, mas porque a maioria dos filmes, são finaciados com dinheiro publico.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza temos que ir além de um público composto por cineastas prestigiando o trabalho de outros cineastas. Vamos divulgar para todos!

    ResponderExcluir