O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Retrospectiva do ímpar Kiyoshi Kurosawa

Um Kurosawa menos conhecido, mas nem por isso menor.
Ainda é cedo para lembrar, mas o diretor japonês Kiyoshi Kurosawa ganhará uma retrospectiva inédita, durante a 10ª Indie - Mostra de Cinema Mundial, evento que é realizado anualmente em Belo Horizonte e São Paulo.  O festival, que conta com uma seleção de 120 filmes esse ano, acontece de 2 a 9 de setembro, em Belo Horizonte, e de 16 a 23, em São Paulo.

Kiyoshi Kurosawa - que não é parente do outro Kurosawa, o Akira - é um dos principais diretores contemporâneos do Japão e representa, na minha opinião, o que há de mais refinado no mundo em cinema fantástico. A retrospectiva mostrará toda a diversidade de seus filmes, passando por "Charisma", "Cure", "Pulse", entre outros. Abaixo, o trailer do belo e enigmático "Sonata de Tóquio",  enfeitiçado pela sem igual "Claire de Lune", de Debussy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário