O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

sábado, 7 de agosto de 2010

CIA. BORELLI DE DANÇA ESTRÉIA COREOGRAFIAS INCORPORADAS AO SEU REPERTÓRIO

De 28 de julho a 15 de agosto, a Cia. Borelli traz ao palco do Kasulo - Espaço de Cultura e Arte - os espetáculos “Versos Íntimos” e “Ponto final da última cena”, obras que integram o projeto “Morte – Manifestação e Reflexão”, contemplado pelo 7° Programa Municipal de Fomento à Dança.

“Morte – Manifestação e Reflexão” tem como proposta agregar espetáculos que tem como matriz criativa principal a morte. Nestes espetáculos, o coreógrafo Sandro Borelli mostra uma combinação de linguagens do teatro e da dança, focalizando a figura humana na sua verdadeira essência: fraco, covarde, inseguro e solitário, do nascimento à morte.

Em “Versos Íntimos” o coreógrafo se inspira na fragilidade das relações humanas, transitando nas ambigüidades “amor e ódio” como amantes inseparáveis.

Em “Ponto final da última cena” busca na doença do “Mal de Alzheimer” elementos para construir uma poética de recordações, apresentando o ser humano encarcerado em si mesmo até a morte.

Nestes dois espetáculos o que interessa é dilaceração física, moral e espiritual. Assume - se, assim, a busca por uma imagem nua e crua da figura humana, tendo a morte como companheira vital e necessária para a sua libertação. Tudo o que é posto em cena é feito sem concessões, com a convicção de que a arte lida não apenas com a estética, mas também com a ética, procurando o entroncamento entre reflexão e diversão.
 
Informações: www.ciaborelli.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário