O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Cinema para todos

Gostaria de compartilhar algo que, para mim, é um passo primordial para termos um salto qualitativo relevante enquanto sociedade, tomando o ponto de vista cultural como enfoque, nesse caso. Claro, que ações como essa devem ser muito mais constantes em todas as linguagens. Mas já é um grande passo.

Além disso, um dos motivos principais do qual ressalto a relevância dessa ação é que, infelizmente hoje "o cinema" - me refiro não só a realizadores, mas principalmente à formatação das leis de incentivo para cinema, já que no teatro a contrapartida social está inserida como critério principal de seleção -, no que diz respeito aos editais de DINHEIRO PUBLICO, parece ignorar a chamada CONTRAPARTIDA SOCIAL. Elemento simples de devolução ao povo daquilo que ele mesmo - O POVO - está investindo.

O programa Cinema para todos

O CINEMA PARA TODOS estimula e democratiza o acesso ao cinema provocando debates e reflexões dentro e fora das salas de aula. O Programa atua na formação de público para o cinema nacional através da distribuição de vales-ingresso gratuitos a alunos, professores e diretores da rede pública estadual.

O principal objetivo é levar alunos e educadores da Rede Pública Estadual aos cinemas de suas cidades gratuitamente para assistirem a filmes brasileiros. Possibilitar o acesso aos cinemas representa contribuir para a formação cultural das futuras gerações e para a valorização da produção audiovisual nacional.

Em sua segunda edição, o programa irá distribuir 800.000 vales-ingresso com a meta de atender a 25 municípios do Estado ao longo de 2010. Todas as cidades participantes possuem pelo menos um promotor que realiza visitas às escolas para divulgar o programa e distribuir os vales-ingresso aos alunos e educadores.

Os vales são aceitos nas salas de cinema conveniadas ao programa todos os dias da semana, em sessões de filmes nacionais, incluindo o período de férias escolares. A distribuição acontece para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Estadual.

Maiores informações e programação: http://www.cinemaparatodos.rj.gov.br/

Um comentário:

  1. Claro que ainda é pouco, mas acredito que qualquer iniciativa que tente, de alguma forma, aumentar o público do cinema nacional deve ser aplaudida de pé.

    ResponderExcluir