O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

domingo, 25 de setembro de 2011

"The Yes Men Fix The World"

O "Yes Men" é um coletivo de "artivistas", que a partir de uma abordagem de rigor estético e político extremamente sofisticados e de humor ácido, desmantelam a realidade das corporações, a ligação com estado, e, consequentemente conseguem expor todo o conservadorismo, complacência, e nenhuma imparcialidade da grande mídia.

O filme todo é ótimo, mas há momentos únicos, como quando se passam por representantes de empresa  Union Carbide responsável pela tragédia de  Bhopal ( pior desastre industrial ocorrido até hoje), e com uma falsa notícia de uma reparação de danos pelo crime cometido, conseguem fazer com que o rendimento da empresa caia em 2 bilhões. O fato é que quando dão a falsa notícia, os investidores acreditam que ajudando a cidade que destruiu - com suposta doação de 12 bilhões de dólares-, a empresa já não será representativa(R$) no mercado.

O filme expõe, sobretudo, a esquizofrenia e contradições do capitalismo, e deixa claro de uma vez por todas que a "lógica" do livre-mercado, o ideal de "liberdade" não tem relação alguma com o bem-estar social, senão o bem-estar e liberdade da mercadoria.


Para quem preferir assistir com legendas em português:

http://www.youtube.com/watch?v=m2j-8dz1xDE (Dividido em muitas partes, aproximadamente 10)

Um comentário:

  1. Baixar o Documentário - The Yes Men Fix the World - http://goo.gl/VPmUQ

    ResponderExcluir