O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Sindicato dos Roteiristas torna inelegíveis Toy Story 3 e O Escritor Fantasma




O Sindicato dos Roteiristas da América (WGA, em inglês), uma das principais prévias para os indicados ao Oscar, anunciou 76 filmes que estão qualificados a receber o prêmio do WGA. O destaque, porém, está na lista de produções consideradas inelegíveis.

Toy Story 3BiutifulBlue ValentineO Escritor FantasmaO Discurso do Rei,Made in DagenhamScott Pilgrim Contra o Mundo e Inverno da Alma estão de fora da corrida pelo prêmio.
Os critérios de elegibilidade do WGA são distintos do Sindicato dos Diretores (DGA) e dos Atores (SAG), exigindo que os roteiros tenham sido escritos por membros do WGA, além da obrigação de submeter o texto para o sindicato. John Wells, presidente do Sindicato dos Roteiristas, não pretende afrouxar as regras. “Esperamos que elas ajudem aos não-filiados a se filiarem”, declarou no início do ano.

Os indicados ao prêmio do Sindicato dos Roteiristas devem ser anunciados na segunda-feira (3/1). Para ter uma ideia da precisão do WGA como termômetro do Oscar, nos últimos 16 anos, a premiação tanto do sindicato quanto da Academia coincidiram 11 vezes na categoria Roteiro Original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário