O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

terça-feira, 26 de junho de 2012

"Cidadão Boilisen" e a vitória do capital

Aproveitando o gancho da comissão da verdade, deixo como sugestão o filme "Cidadão Boilesen", que conta a história do Administrador de empresas dinamarquês, naturalizado brasileiro, presidente da ultragaz, que financiava o regime militar no Brasil, e a participava das sessões de tortura de presos politicos, além de apoiar o regime com instrumentos de tortura vindos do exterior, por vezes, trazidos e testados por ele mesmo.

Boilisen, além de nome de rua, carregava uma contradição gritante: carismático, amigo fiel de poucos, apoiava alguns projetos sociais, e ao mesmo tempo tinha prazer em ver as mais absurdas torturas, como um homem ser eletrocutado durante 20 minutos.

Sem olhar a ditadura com romantismo, o filme mostra uma face do regime militar, que foi posta de lado: assim como o julgamento de Nuremberg, e muitas ações atuais no Brasil e no mundo, só vão para o banco do réus os títeres - mas também responsáveis por seus atos - de uma guerra econômica, politica que sabemos muito bem quem ganhou, o capitalismo.

Em ambos os exemplos  - ou lições - (Nuremberg, ditadura, e mundo atual) majoritariamente são condenados os títeres de uma guerra motivada por objetivos político-econômicos, mas que justamente por este objetivo ser mascarado nas tais comissões/julgamentos, os verdadeiros financiadores da barbárie continuam( ou morreram tão bem) indo a seus bailes, dando entrevistas, e vivendo suas vidas. 



Um comentário:

  1. Este massacre como todos os outros são financiados pelas grandes coorporações do mundo, para que eles possam salvar seus negocios sujos.

    ResponderExcluir