O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

sábado, 30 de junho de 2012

"Algo como a felicidade"


República Checa pós comunismo o filme expõe relações humanas de uma classe social recém-nascida ( se considerarmos o fim do socialismo em 89, e a divisão que culminou na Eslováquia, em 93), ou ainda melhor do surgimento da sociedade de classes no país.

Destas relações vemos nascer os cada vez mais cotidianos problemas da sociedade capitalista: depressão, a mercantilização do ser humano, o busca ineficaz por emancipação, por felicidade, através da mercadoria.

Um dos personagens, ludibriado pela vitória capitalista, tem como seu maior objetivo morar nos estados unidos, e o faz,  ao voltar para a República Checa para passar alguns dias com a namorada, ele diz: "Aqui as pessoas tem uma tendência natural a complicar suas vidas, acho que não vou conseguir viver aqui mais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário