O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Um dia, no livro "Textos Andinos", escrevia Gabriel García Márquez:

"O cinema pelo cinema

O temor de que o cinema se converta definitivamente numa arte tributária da literatura se agravou no atual mês por sucessivas e  às vezes simultâneas apresentações de filmes baseados em peças literárias. Vários exemplos: A um passo da eternidade, México de meus amores, O Disfarce da solidão, versões cinematográficas dos romances: Ingênua até certo ponto, Leito nupcial, Julio César, baseados em peças teatrais. Isto sem mencionar a reestréia de Electra de Eugene O`Neill, e as projeções privadas de Senhorita Júlia, com base na conhecida peça teatral em um ato de Strindberg, e Las tres prefectas casadas, que é uma adaptaçãoda peça de Alejandro Casona, feita sem muito esforço nem originalidade por Mauricio Magdalenoe José Revueltas.

A conclusão parece evidente: dia a dia se restringe a originalidade  temática do cinema e se fortalece ampla e lamentavelmente sua dependência de outros gêneros com os quais o verdadeiro cinema, o cinema puro, e autêntico, pode ter elementos e até interesses comuns, mas aos quais não deve sacrificar seus elementos próprios.

A crise de roteiros originais - que é realmente uma crise de roteiristas de cinema - só deve ser considerada como uma crise do cinema. Uma crise diante da qual não se conformam os verdadeiros cineastas, mesmo que seja resolvida com algo tão respeitável e tão semelhante ao cinema como o teatro fotografado ou o romance relatado em imagens falantes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário