O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

FRAME: Homens ao mar



No último Festival Latino Americano, tive uma bela surpresa com "Alamar", do belga-mexicano Pedro González-Rubio. Fui envolvido completamente pelo documentário/ficção que mostra de forma singela a relação entre pai e filho que teria somente o mar como testemunha, não fosse o filme de Rubio. Ao final da projeção, me senti acolhido e livre por ter tido contato com uma relação humana amparada naquilo que de mais belo pode existir: o carinho de um homem por outro.

Natan é um garoto de oito anos que vive com a sua mãe em Roma e vai passar férias com o pai, que vive em alto mar, dedicado à pesca e à contemplação apaixonada da natureza. Cria-se, assim, um movimento contrário daquele dito "civilizatório", um retorno ao que lhe é natural, intrínseco ao próprio humano. Natan, acostumado com a vida de um grande centro urbano, passa por um desenvolvimento interno e aprende aos poucos a lidar com a natureza e as suas peculiaridades.

Diretor, roteirista, produtor, diretor de fotografia e montador de "Alamar", Pedro González-Rubio constrói uma narrativa carregada de simplicidade e, por isso mesmo, igualmente repleta de significados. A jornada de Natan e seu pai, em constante aproximação da natureza, os leva a uma cumplicidade tal, que chegamos a perceber o homem em seu estado mais natural, aquele ligado ao instinto e revelador do ser humano como a mais autêntica manifestação da natureza em seu estado latente, o mesmo que nos faz chorar perante uma simples imagem cinematográfica.

Um comentário:

  1. O filme parece ser bem bonito mesmo, tanto pelo texto quanto o teaser. Só que é importante que seja visto de fato, senão ficará como quase tudo no cinema, se tratando do Brasil, restrito à categoria nos festivais que passar. O como fazer isso é outro ponto(rs).

    ResponderExcluir