O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

FRAME: A juventude americana em "Dazed and Confused"

Talvez daqui alguns anos – ou já, agora – o mundo (é)será um grande depósito de dvds, hds externos, pendrives, todos contendo longas e curtas metragens. Pode ser, então que nessa projeção do futuro cinematográfico, cada pessoa tenha seu(s) próprio(s) filme(s), em suas casas, sobre suas vidas. Provavelmente serão filmes tecnicamente bem trabalhados, devido a evolução de todo aparato para a execução e com a enorme quantidade de informações disponíveis hoje no meios de comunicação, sobretudo a internet.
A nós, amantes e trabalhadores dessa arte, restará, além do medo de um fim progressivo e doloroso, o cuidado de preservar aqueles que estarão para sempre como fontes de estudo histórico, político, filosófico ou apenas – mas de igual importância - servindo ao deleite artístico.
Para mim, “Dazed and Confused” é um desses casos. Um bando de adolescentes ao fim dos anos 70, tentando se manter em uma eterna “festa” com amigos, namoros, drogas, música e brigas. Um retrato de jovens que representam uma nação norte americana muito menos careta, conservadora e imperialista. O outro lado – o conservador, careta e imperialista -, por sua vez, é representado pelo treinador do time de futebol.
Garotas lindas em meio à competição entre elas mesmas e a perspectiva de uma vida como mães em uma classe média sem rumo. Garotos bonitos, jovens, jovens, jovens... A saída do “high school” para a “college” já não representa mais garotas, festas e drogas facilmente adquiridas, mas sim que estão crescendo e isso é, dolorosamente, incontrolável.

2 comentários:

  1. https://thepiratebay.org/torrent/4515520/Dazed.And.Confused[1993]DVDRip-tots

    ResponderExcluir
  2. para quem não sua torrent http://rapidshare.com/#!download|482tl3|175908628|JOVENS__LOUCOS_E_REBELDES.1993.dvdrip.legend.by.sataxe.part1.rar|209000

    ResponderExcluir