O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Mostra no Engenho Teatral

Quem conhece o Engenho Teatral sabe: desde 2005 o mês de julho é reservado para uma mostra com espetáculos significativos, que já se tornou referência para o público, estudantes, pesquisadores, profissionais. Este ano, porém, ela quase foi cancelada por absoluta falta de recursos.

Aí veio a solidariedade. Vários coletivos teatrais se reuniram e avisaram: nós vamos fazer a mostra!

Engenho Mostra um Pouco Do Que Gosta VIII  vai acontecer, sim!

E será obra do apoio, carinho e solidariedade da Cia. Estável, Brava Cia., Trupe Lona Preta, Cia. Antropofágica, Cia. Estudo de Cena, Cia. do Feijão, Folias D’Arte e muitos outros parceiros.

PROGRAMAÇÃO
de 06 de julho a 04 de agosto de 2013
Sábados e Domingos às 19h
Grátis

A EXCEÇÃO E A REGRA (CIA ESTÁVEL)


A Exceção e a Regra, um dos textos mais montados do alemão Brecht, principal autor e formulador teatral do século 20, tem morte, julgamento e razões opostas. A disputa não se dá entre concorrentes mas entre o livre empreendedorismo exemplar e o trabalhador comum. Adivinha quem tem razão? Ou melhor, quem ganha num jogo de cartas marcadas? Quer dizer, qual é mesmo a regra? Qual é a exceção?

Dias 06 e 07 de julho, sábado e domingo, 19:00 horas
Grátis
1 hora de duração – Livre

EXPERIMENTOS CÊNICOS DA BRAVA COMPANHIA




Em duas peças curtas, a Brava Companhia, com seu humor particular, traça uma crítica aguda ao ideário neoliberal e presta uma homenagem ao autor Reinaldo Maia, que em vida militou por um teatro crítico, divertido e socialmente engajado.

QUADRATURA DO CÍRCULO
 Feita para a rua, a montagem mostra a pregação fraudulenta que cultiva a fé no dinheiro e no sucesso.

JÚLIO E ADERALDO – Um dia na vida de dois sobreviventes
Uma dupla de artistas de rua (Júlio, o cego, e Aderaldo, o guia) entra num bar e provoca uma seqüência de equívocos, pois o cego pensa estar num templo religioso.

Dias 13 e 14 de julho, sábado e domingo, 19:00 horas
Grátis
80 minutos de duração – Recomendado para maiores de 12 anos
Não se proíbe a entrada de crianças acompanhadas

O PERRENGUE DA LONA PRETA (TRUPE LONA PRETA)



Durante uma hora, os palhaços Rabiola e Chico Remela reconstroem, de forma divertida, os símbolos pretensamente eternos da ordem vigente. Nada melhor do que um palhaço para tratar de coisas “sagradas” como o “direito” à propriedade privada dos meios de produção e outros símbolos da cultura oficial.

Dias 20 e 21 de julho, sábado e domingo, 19:00 horas
Grátis
1 hora de duração – Recomendado para maiores de 12 anos
Não se proíbe a entrada de crianças acompanhadas


KABARÉ ANTROPOFÁGICO (CIA ANTROPOFÁGICA)



Um banquete cênico-musical com música, poesia e cenas do repertório acumulado pela companhia ao longo dos 10 anos de pesquisa e criação, degustando episódios da história do Brasil desde a colônia até acontecimentos contemporâneos. O carnaval aparente não esconde seu foco: desmonta a história e a visão oficial do país e aponta seu arsenal cênico contra os poderosos.

Dias 27 e 28 de julho, sábado e domingo, 19:00 horas
Grátis
1 hora de duração – Recomendado para maiores de 14 anos
Não se proíbe a entrada de crianças acompanhadas

A FARSA DA JUSTIÇA (CIA ESTUDO DE CENA)


O espetáculo narra o julgamento de um sobrevivente do massacre de Eldorado dos Carajás que se fingiu de morto para garantir a vida. Após o espetáculo, o ENGENHO encerra a mostra apresentando três cenas curtas do seu TEATRO DE BOLSO.

Dias 03 e 04 de agosto, sábado e domingo, 19:00 horas
Grátis
45 minutos de duração (+ 30 minutos com o Engenho)
Recomendado para maiores de 12 anos
Não se proíbe a entrada de crianças acompanhadas



retirado do site http://engenhoteatral.wordpress.com/

Engenho Teatral
Clube Escola Tatuapé – Estação Carrão do metrô
Rua Monte Serrat, 230 – fone: 2092-8865
Estacionamento gratuito no local
eteatral@gmail.com

COMO CHEGAR
O Engenho Teatral é um teatro móvel e no momento está montado na Radial Leste, dentro do Clube Escola Tatuapé (parque da Prefeitura que alguns moradores ainda conhecem como “Sampaio Moreira”).

PARA QUEM VAI DE METRÔ:
Pegue a linha Leste-Oeste e desça na estação Carrão. Passando as catracas, vire à esquerda, siga até o final da passarela que fica sobre a avenida e desça pela última escada à esquerda (você estará no terminal de ônibus, de onde se avista o Teatro à direita, um enorme iglu branco). Terminando a escada, siga em frente até a próxima esquina (Rua Monte Serrat) e vire à direita, contornando o muro do parque, até chegar no portão de entrada. Entre e vire de novo à direita, seguindo as placas de Teatro e Estacionamento.

PARA QUEM VAI DE CARRO
- Sentido Centro-bairro:
Pegue a Radial Leste. Passando o metrô (e Shopping) Tatuapé, mantenha a direita. Debaixo da passarela do metrô Carrão, entre à direita na bifurcação, passe bem ao lado do terminal de ônibus e vire na primeira à direita (Rua Monte Serrat), contornando o muro do parque até o portão, poucos metros à frente. Entre no parque e vire à direita no estacionamento, que fica à frente do teatro. Estacione, tranque o carro e leve as chaves com você. É tudo de graça.

- Sentido Bairro-centro:

Pegue a Radial Leste em direção ao centro. Depois da Av. Aricanduva, mantenha a esquerda. Assim que passar por baixo da passarela da estação Carrão do metrô, faça a conversão à esquerda no semáforo, pegando a Radial no sentido oposto, mas não pela pista principal e sim pela marginal que passa ao lado do terminal de ônibus. Vire na primeira à direita (Rua Monte Serrat), contornando o muro do parque até o portão, poucos metros à frente. Entre no parque e vire à direita no estacionamento, que fica à frente do teatro. Estacione, tranque o carro e leve as chaves com você. É tudo de graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário