O "Yes Men" é um coletivo de "artivistas", que a partir de uma abordagem de rigor estético e político extremamente sofisticados e de humor ácido, desmantelam a realidade das corporações, a ligação com estado, e, consequentemente conseguem expor todo o conservadorismo, complacência, e nenhuma imparcialidade da grande mídia.
O filme todo é ótimo, mas há momentos únicos, como quando se passam por representantes de empresa Union Carbide responsável pela tragédia de Bhopal ( pior desastre industrial ocorrido até hoje), e com uma falsa notícia de uma reparação de danos pelo crime cometido, conseguem fazer com que o rendimento da empresa caia em 2 bilhões. O fato é que quando dão a falsa notícia, os investidores acreditam que ajudando a cidade que destruiu - com suposta doação de 12 bilhões de dólares-, a empresa já não será representativa(R$) no mercado.
O filme expõe, sobretudo, a esquizofrenia e contradições do capitalismo, e deixa claro de uma vez por todas que a "lógica" do livre-mercado, o ideal de "liberdade" não tem relação alguma com o bem-estar social, senão o bem-estar e liberdade da mercadoria.
Para quem preferir assistir com legendas em português:
http://www.youtube.com/watch?v=m2j-8dz1xDE (Dividido em muitas partes, aproximadamente 10)
Baixar o Documentário - The Yes Men Fix the World - http://goo.gl/VPmUQ
ResponderExcluir