O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

UNIVERCINE exibe "Preto Contra Branco" e "Na Lona" neste sábado


Fruto de parceria entre a Cinemateca Brasileira, a UNIFESP e a FAP – Fundação de Apoio à UNIFESP, o projeto UNIVERCINE é uma atividade educativa voltada à formação de público e à discussão de temas relativos ao campo das ciências humanas. Exibe mensalmente, aos sábados, filmes brasileiros em sessões seguidas de debate com a presença de professores da UNIFESP e convidados. Este mês, serão exibidos os documentários Na lona, curta-metragem sobre o mundo do boxe amador, e Preto contra branco, média-metragem sobre uma partida de futebol de várzea que ocorre há mais de trinta anos na favela de Heliópolis. Após a projeção, o debate, com mediação de Mauro Rovai, conta com a presença do cineasta Wagner Morales, diretor de ambos os filmes exibidos, e do jornalista Ivan Marsiglia, bacharel em Ciências Sociais e editor assistente do caderno Aliás do jornal O Estado de S. Paulo, responsável pelo argumento e roteiro do filme Preto contra branco.


CINEMATECA BRASILEIRA

Largo Senador Raul Cardoso, 207

próximo ao Metrô Vila Mariana

Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMAÇÃO 

20.07 | SÁBADO

SALA CINEMATECA BNDES

14h00 NA LONA | PRETO CONTRA BRANCO | DEBATE COM WAGNER MORALES E IVAN MARSIGLIA | MEDIAÇÃO DE MAURO ROVAI

FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES

Na lona, de Wagner Morales

São Paulo, 2002, 35mm, cor, 26’

Documentário sobre o mundo do boxe amador. Acompanhando o treinamento de dois lutadores novatos de São Paulo, que acabarão por se enfrentar no Campeonato Estadual, o filme expõe suas expectativas e sonhos e a dura realidade dos confrontos. Depoimentos de lutadores veteranos, anônimos e campeões mundiais traçam um retrato fiel desse esporte, ao mesmo tempo belo, cruel e violento. 

Classificação indicativa: 12 anos

sáb 20 14h00

Preto contra branco, de Wagner Morales


São Paulo, 2004, 35mm, cor, 74’

A partida de futebol “Preto contra Branco” é um duelo varzeano que acontece há mais de 30 anos na periferia de São Paulo, opondo um time formado apenas por negros a outro formado apenas por brancos, em uma alegoria da diversidade racial do Brasil. Ambos os times reúnem moradores do bairro de São João Clímaco e da favela de Heliópolis, na zona sul da capital. Desconhecida de grande parte da população da cidade, esta tradicional disputa futebolística é o foco deste documentário. Com a participação e colaboração ativa do cantor Rappin’ Hood, a produção se concentra na semana de preparação para a partida e a toma como referência para discutir o preconceito racial no Brasil. Filme produzido no âmbito do programa DocTV, do Ministério da Cultura e da TV Cultura. 

Classificação indicativa: 12 anos
sáb 20 14h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário