O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Prefeitura de São José quer mudar vocação de prédio desativado desde 2003 para revitalizar centro; artistas são contra




Xandu Alves
São José dos Campos

O tradicional Cine Teatro Benedito Alves da Silva, no centro de São José, vai virar um empreendimento comercial após 8 anos desativado. 

Polêmica, a proposta da prefeitura é conceder à iniciativa privada a administração do espaço, construído na década de 1950 e fechado desde 2003.

A proposta faz parte do projeto ‘Centro Vivo’, anunciado na semana passada para revitalizar toda a área central da cidade. A meta é permitir que, por até 10 anos, uma empresa explore comercialmente o prédio do teatro, que terá que ser reformado e preservado.

Lazer noturno. Cynthia Gonçalo, diretora- geral do Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), disse que três grupos de empresários já estão interessados na concessão. Eles operam nas áreas gastronômica, de lazer noturno e de entretenimento.

A concessão do teatro é considerada estratégica para os planos de revitalização da região central, principalmente pela exigência de funcionamento em horário estendido do prédio.

“Isto \[a concessão à iniciativa privada\] irá movimentar e valorizar ainda mais o centro da cidade”, afirmou Cynthia. 

Segundo ela, o edital de concessão deverá ser publicado até dezembro.

Reação. A classe artística de São José promete se mobilizar contra a proposta. Eles defendem que o Cine Teatro seja restaurado e mantido sob administração da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, prevalecendo sua vocação original.

“A prefeitura está transferindo a sua responsabilidade para a iniciativa privada”, disse a escritora e artista Jacqueline Baumgratz.

“A prefeitura deixou o prédio ser sucateado e agora quer empurrar o problema para os outros”, afirmou o fotógrafo e produtor Marcelo Magano.

Gerente do Sesc de São José, Oswaldo Almeida Júnior vê de forma positiva a concessão, mas desde que a utilização do espaço seja determinada pela administração. “O poder público tem que direcionar.”



SAIBA MAIS

Construção
O teatro foi construído na década de 1950 para apresentações teatrais, bailes e exibições de filmes, com capacidade para 256 pessoas

Aquisição
O prédio foi adquirido pela prefeitura por meio de permuta com a Mitra Diocesana de São José. A primeira negociação foi em 2000, mas o prédio foi incorporado ao patrimônio público em 2003

Uso 
Desde que foi adquirido, o prédio está de portas fechadas. Desde junho de 2007, está sob a guarda da Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário