O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Criado por Pagu, 53º Festival Santista de Teatro está com inscrições abertas


FONTE ORIGINAL:

Até o próximo dia 27, companhias teatrais de todo o Brasil (profissionais ou amadoras) podem se inscrever para o 53º Festival Santista de Teatro, o FESTA, nas categorias Adulto, Infantil e de Rua. Esta edição do festival será realizada entre os dias 15 e 23 de abril, em diversos espaços culturais de Santos, no litoral de São Paulo.

Com caráter nacional, o FESTA já tem inscritos grupos de todas as regiões do Brasil. A intenção é que o festival continue sendo um espaço para a integração das artes cênicas no País. Considerado o festival de teatro mais antigo em atividade, o FESTA foi criado em 1958, por Patrícia Galvão, a Pagu, e é o mais antigo em atividade no Brasil. O festival e a musa do Modernismo ajudaram a transformar a cidade de Santos em um polo irradiador de talentos, como os irmãos Cláudio e Sérgio Mamberti, Greghi Filho, Jandira Martins, Tanah Corrêa, Ney Latorraca, Bete Mendes, Carlos Soffredini, entre outros.

Neste ano, o festival traz algumas mudanças em seu regulamento. Para envolver ainda mais os grupos teatrais do Brasil, as inscrições são feitas diretamente pelo site oficial: www.festivalsantista.com.br. Outra novidade é que as companhias teatrais estipulam o seu próprio cachê para participarem do FESTA, valorizando sua produção.

Respeitável Público

O tema desta edição, “Respeitável Público”, foi escolhido justamente para enfatizar a interação popular com as produções teatrais que serão selecionadas. “Queremos que o público santista e da região venha ao FESTA, que sinta o festival como seu, identificando-se com o que queremos acrescentar à cidade”, diz o coordenador geral do FESTA 53, Leandro Taveira.

Taveira adianta que os ingressos serão vendidos a preços populares nas categorias Adulto e Infantil. Já a categoria Teatro de Rua será aberta a todos, e suas apresentações ocorrerão também em outros municípios da Baixada Santista. Mostras paralelas, exposições, mesas-redondas e oficinas gratuitas também farão parte da programação, entre outras ações para envolver o público.

O FESTA 53 é organizado pelo Movimento Teatral da Baixada Santista, e tem como parceiros o Programa de Ação Cultural (ProAC) - Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Santos.

Um comentário: