O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Cineclube Cinefusão exibe PVC-1


Para dar sequência ao ciclo "Cinema e Culturas Marginais", o Cineclube Cinefusão exibe o filme colombiano "PVC-1", de Spiros Stathoulopoulos, rodado em um único plano-sequência de 85 minutos. Além disso, pretendemos iniciar o debate sobre a situação da Colômbia e da América do Sul. PVC-1 é baseado em uma história real da luta de uma mulher inocente pela sua vida, após ser colocada uma bomba em volta do seu pescoço. Para trazer sua contribuição ao debate, contaremos com a presença do amigo Mário Conte, músico profissional e militante da Esquerda Marxista do PT.

A nossa proposta para esse semestre é apresentar um panorama de filmes realizados por cineastas de culturas não tão conhecidas e distantes de um senso comum, marcado pelo ocidentalismo europeu e estadunidense, que produz o cinema comercial que é divulgado massivamente. Assim, serão priorizadas obras que nasceram no âmago dessas culturas ou que abordem o modo de vida delas. Esperamos com esse novo ciclo, trazer uma possibilidade de trocas e, principalmente, à luz da barbárie neoliberal, discutir sem qualquer tipo de preconceitos quais são as motivações que levam as sociedades a concepções de mundo tão distintas. A sessão será no próximo domingo, dia 27 de fevereiro, às 18h30, à rua Augusta, 1239, conj 13 e 14. A exibição é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário