O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ousmane sembène (1923-2007)

belo texto emprestado do blog do amigo Fábio Camarneiro: Retrovisor

Em 30 de janeiro de 2011, o coletivo Cinefusão exibiu Moolaadé, último filme do diretor senegalês Ousmane Sembène, conhecido como o "pai do cinema africano".

Ousmane Sembène

Aproveitando o impacto do filme, reunimos uma série de materiais de referência sobre Sembène.

Uma extensa bibliografia sobre o diretor e sobre cinema africano está disponível no site do British Film Institute (em pdf):


  • No Brasil, dentro da coleção "Autores africanos", da editora Ática, foi lançado A ordem de pagamento & Branca gênese (1984), tradução de Jayme Villa-Lobos para dois títulos de Sembène: Le mandat, e Vehi-ciosane ou Blanche Genèse.
Em outros idiomas, existem alguns títulos de interesse:

  • Há um volume dedicado ao diretor na "Conversations with filmmakers series", coleção da Mississippi University Press que reúne entrevistas com grandes cineastas: Ousmane Sembène: interviews. A introdução do livro, de autoria dos editores Annett Busch e Max Annas, pode ser lida aqui (em inglês). Vários trechos do livro podem ser visualizados no Google books:




Capítulos de livros



  • Na edição 304 da Cahiers du cinéma (outubro de 1979, p. 53), o crítico Serge Daney publicou uma crítica sobre Ceddo(1977). O texto foi republicado em A rampa (Cosac Naify, 2007), com visualização disponível no Google books. Uma versão em inglês pode ser encontrada aqui.


  • Artigos em periódicos



    Artigos online


    Obituários
    Entrevistas
    • Uma das últimas entrevistas de Sembène, realizada menos de um ano antes de sua morte, pode ser lida noCinéAfrique.org (em francês).
    • Uma entrevista em áudio com Sembène, realizada em outubro de 2004 no programa de Leonard Lopate, e originalmente publicada aqui, pode ser ouvida abaixo:



    Texto e Pesquisa de Fabio Camarneiro

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário