O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Mulher e política no CineMulher: Exibição do filme "Libertárias"

Em 2010, o CineMulher iniciou suas atividades em março, abordando a participação das mulheres na política. Em dezembro, passado o período eleitoral e o protagonismo ocupado por duas candidatas no primeiro turno, voltamos ao tema para encerrar as exibições do ano. Nossa convidada é Rachel Moreno, militante feminista, psicóloga e pesquisadora que nos anos 70 enfrentou a ditadura e até hoje tem importante atuação no movimento feminista. Exibiremos o filme "Libertárias", de Vicente Aranda.


Sinopse
Em 18 de julho de 1936, o exército espanhol se rebela contra o Governo da República. Seis mulheres de origens e classes sociais diferentes se organizam em um grupo de anarquistas para lutar, de igual para igual com os homens, contra as tropas nacionais. Uma freira que descobre a solidariedade fora da fé, prostitutas, operárias, etc., unidas para defender seus ideais políticos e, ao mesmo tempo, fazer entender a seus companheiros as mudanças ideológicas e sociais pelas quais elas também almejam conquistar.

Ficha Técnica
Gênero: Drama
Diretor: Vicente Aranda
Duração: 121 minutos
Ano de Lançamento: 1996
País de Origem: Espanha, Itália, Bélgica
Idioma do Áudio: Castelhano
IMDB:http://www.imdb.com/title/tt0113649/
Quando: 11/12/2010
Horário: 18h30
Local: Centro Cineclubista de São Paulo
Rua Augusta, 1239 - cjto 13/14
Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário