O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cinema Nômade - exibição e debate

Diálogos e problematizações acerca de obras cinematográficas

O Cinema Nômade é um movimento que investe no pensamento crítico e criativo e se materializa por meio de exibições mensais de filmes, selecionados pelo potencial de problematização dos modos da sociedade produzir desejo, subjetividade, corpo e conhecimento.

Promove o contato com universos culturais e estilos de vida diferenciados, que contrastam com a cultura cotidiana da contemporaneidade. A escolha de obras que colocam em xeque os limites dos comportamentos e dos valores, acabam por gerar tendências criativas de novos territórios existenciais e novos modos de viver e pensar através da produção de sensações inéditas.

Sempre após cada exibição, há uma pré-análise acerca dos sentidos e forças dominantes na obra, cujo efeito desloca os modos de ver, provoca e põe em movimento percepções sutis e maneiras micro-afetivas de experimentar a realidade das sensações. 
E um debate aberto, propiciando aos participantes a livre circulação e produção de idéias acerca dos modos de viver contemporâneos, com o claro objetivo de multiplicar os pontos de vista de práticas culturais diversas e descentralizar posturas e conhecimentos.


Próximo evento: sexta-feira, 17/12/2010 às 20h00
Exibição do filme: Week-end à Francesa, de Jean-Luc Godard
Um filme em que Godard expõe a banalização de alguns modos sociais com muito humor.
Local: rua Arruda Alvim, 112 (a meia quadra da estação Clínicas do Metrô)
*Entrada Franca*

Informações: 11 6406 9075   / escolanomade.org / equipe@escolanomade.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário