O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Poesia de Arlley Parreira: "Uma poesia ao grande amigo e irmão"

Abaixo, um grande presente que ganhei do grande amigo, poeta, cinéfilo, filósofo Arlley Parreira, e sua estreia aqui no blog.

Por Arlley Parreira,

Walter Benjamin dizia que “a natureza engendra semelhanças” e, acredito, que os semelhantes se atraem, não os opostos. Quando entrei na universidade para fazer a segunda graduação não imaginava que no meio de estudantes de filosofia encontraria um amante de cinema, além de outras parecenças que já citei no meu blogue (http://arlleyparreira.blogspot.com/). Foi aí que percebi que tinha encontrado um grande amigo e irmão.

Então um dia em que conversávamos no mensageiro do tal facebook (livro de caras? ou dos ‘caras’? ou cara de livros? Deixa prá lá!) brincando comecei o poema abaixo e vi que o Danilo curtiu. Então, peguei a ideia embrionária naquele momento e mandei pra ele numa mensagem.

Com aquele jeito meio duro e seco disse: “Ficou f*#@!”. Foi o bastante!


Para o poeta – não que eu seja um – não há recompensa maior que essa. O reconhecimento! Não há dinheiro que pague isso.

Desses instantes que vivemos nós os amantes das artes. Aproveitemos eles o máximo possível, seguremos naquele fiozinho condutor para que ele nos leve a iluminação da arte.

Antropofágico

Para viver num mundo trágico 

Muita vez se faz de mágico

Tenta ser chato, mas é cômico

A injustiça lhe causa vômito

É artista-ator-malabarista-fotógrafo-Socialista-cineasta-equilibrista-filósofo 

Não gosta de seguir o léxico

Talvez um dia vá ao México

Olhar o mundo por outra ótica

Talvez com uma visão caleidoscópica

Talvez a olhar pássaros

Ou a fotografar cágados

Nenhum comentário:

Postar um comentário