O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Cinemateca celebra os 70 anos de Bob Dylan



Programação inclui trabalhos do músico no cinema, além de filmes e documentários sobre sua vida e obra.

Considerado um dos artistas mais influentes de toda a história da música popular, o cantor e compositor norte-americano Bob Dylan completa 70 anos no dia 24 de maio. Para homenageá-lo, a Cinemateca Brasileira apresenta, a partir desta data, a mostra “Bob Dylan no Cinema”, que oferece um retrato de sua complexa personalidade, com alguns dos principais trabalhos do músico no cinema, filmes inspirados em suas canções e documentários sobre sua vida e obra.

Nascido em 24 de maio de 1941, na cidade de Duluth, Estados Unidos, Dylan iniciou sua carreira cantando em grupos de rock, passando pela folk music e pela poesia beat nos anos 60. Influência decisiva na carreira de bandas como os Beatles, o artista também trabalhou como ator e autor de trilhas sonoras, levando inúmeras de suas canções às telas do cinema de vários cantos do mundo.

Dentre as atrações, está o documentário “No direction home: Bob Dylan” e ”The Last Waltz: O Último concerto de rock”, ambos de Martin Scorsese, além do filme de Todd Haynes, ”Não Estou Lá”, que conta com diferentes atores interpretando Dylan em cada uma das fases de sua carreira – entre eles, a atriz Cate Blanchett, indicada ao Oscar em 2008 por sua atuação no filme.

A programação completa está disponível no site (www.cinemateca.com.br)

Bob Dylan no Cinema. Cinemateca Brasileira: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – próximo ao Metrô Vila Mariana. Tel.: (11) 3512-6111 (ramal 215). De 24 a 29 de maio. R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia-entrada). Exibições em DVD com entrada franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário