04.12 | SÁBADO
SALA CINEMATECA BNDES
15h00 PALESTRA DE RAYMOND BELLOUR
17h30 DEBATE COM ANDRÉ PARENTE E JORGE LA FERLA | MEDIAÇÃO DE ARLINDO MACHADO
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 35126111 (ramal 215)end_of_the_skype_highlighting
www.cinemateca.gov.br
ENTRADA FRANCA
PALESTRANTE E DEBATEDORES
RAYMOND BELLOUR é
crítico, escritor e pesquisador do CNRS (Centre Nationel de La
Recherche Scientifique), em Paris. Com Serge Daney, foi um dos
fundadores da revista de cinema Traffic. É considerado
um dos mais notáveis teóricos contemporâneos que tratam dos regimes
mistos da imagem: pintura, fotografia, cinema, vídeo e novas mídias.
Publicou entre outros, The Analysis of film (1979), Entre imagens (1999), L'Entre-images 2 (1999), Le Corps du cinema, hypnoses, émotions, animalités (2009). Foi curador das exposições Passages de l'image (Centre Pompidou,1989), States of images: Instants and intervals (Centro Cultural Belém, Lisboa, 2005) e Thierry Kuntzel, Lumières du temps (Le Fresnoy, Studio National des Arts Contemporains, 2006).
JORGE LA FERLA é
graduado pela Universidade de Paris VIII e mestre em artes pela
Universidade de Pittsburg. Chefe de departamento da Universidade de
Cinema e da Universidade de Buenos Aires. Dedica-se ao campo das artes e
dos meios audiovisuais, tendo publicado mais de 35 livros na Argentina e
na Colômbia - entre eles, as compilações sobre arte eletrônica De la pantalla al arte transgenico – Cine, TV, vídeo, multimedia, instalaciones (2000), Cine, vídeo y multimedia, la ruptura de lo audiovisual (2001) e Historia crítica do vídeo argentino (2008).
Foi curador de mostras de cinema e vídeo, argentino e latino-americano,
bem como de mostras e festivais na Alemanha, na Argentina, no Brasil,
na Colômbia, na Suíça e nos Estados Unidos. É diretor artístico da
Mostra Euro-Americana de Cinema, Vídeo e Arte Digital (MEACVAD), em
Buenos Aires.
ARLINDO MACHADO é
curador, pesquisador e professor do Programa de Pós-graduação em
Comunicação e Semiótica da PUC-SP e do Departamento de Cinema, Rádio e
Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São
Paulo. Entre seus principais livros, destacam-se: A Ilusão especular (1984), A Arte do vídeo (1988), Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas (1993), Pré-cinemas & pós-cinemas (1997), A Televisão levada a sério (2000), El Paisaje mediático (2000) e O Sujeito na tela (2007). Foi curador das exposições Arte e tecnologia (MAC, São Paulo, 1985), Cinevídeo (MIS, São Paulo, 1992 e 1993), A Arte do vídeo no Brasil (MAM, Rio de Janeiro, 1997), Arte e tecnologia, A Investigação do artista, Made in Brasil e Emoção art.ficial II (Itaú Cultural, São Paulo, 1997, 2001, 2003 e 2004, respectivamente) e El Cuerpo como interface (FT, Buenos Aires, 2007).
ANDRÉ PARENTE
é artista e pesquisador de novas mídias e tecnologias de comunicação,
doutor em Cinema e em Filosofia pela Universidade de Paris VIII
(1982-1987) e professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio de
Janeiro, onde fundou o Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-Imagem). Entre
1977 e 2006, realizou inúmeros vídeos, filmes e instalações nos quais
predominam a dimensão experimental e conceitual. Entre seus principais
livros, destacam-se: Imagem-máquina (1993), Sobre o cinema do simulacro (1998), O Virtual e o hipertextual (1999), Narrativa e modernidade: os cinemas não-narrativos do pós-guerra (2000), Tramas da rede (2004), Cinéma et narrativité (L'Harmattan, 2005) e Preparações e tarefas (2008).
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