O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Chamada para Grupo de Estudos “Cinema e Anarquia” – GECA


A Biblioteca Terra Livre tem o prazer de anunciar a criação de um novo Grupo de Estudos direcionado para a pesquisa das relações entre Cinema e Anarquia, o ‘GECA‘.

Seguindo o modelo de funcionamento dos nossos outros grupos de estudos, ele será gerido pelas pessoas que participam, portanto sua proposta inicial está sujeita a alterações mediante discussão com os interessados.

Assim, a ideia é que ocorram encontros quinzenais, às quintas-feiras, das 19h às 22h, na sede da Biblioteca Terra Livre.

O GECA tem entre seus objetivos tentar compreender as relações entre o cinema e a anarquia, bem como as relações diretas ou indiretas com outras artes, estabelecendo paralelos entre a pintura e a fotografia, a música e a trilha sonora, a literatura e o roteiro, dança e teatro no trabalho dos atores. Também pretende que os participantes estabeleçam contato com obras de anarquistas do século passado e de hoje, fazendo uma análise deste panorama cultural cinematográfico libertário, inclusive desenvolvendo eventos para a divulgação destes materiais, como cineclubes, debates e minicursos, aliando-os à produção textual e de resenhas pelos membros do grupo. Finalmente, buscaremos pensar como resultado dos encontros a criação de um ou mais vídeos (curta, média ou longa-metragem), para que sejam inscritos no Festival do Filme Anarquista e Punk de São Paulo: http://anarcopunk.org/festival/

O Grupo realizará atividades como leituras de textos sobre cinema anarquista [contemporâneos e históricos]; exibição e análise de filmes feitos por militantes ou sobre anarquia; críticas ao cinema contemporâneo, que podem ser publicadas na revista da Biblioteca; atividades como mostras, cineclube e minicursos; e criação e realização de projetos audiovisuais.

Como leitura sugerida para o primeiro encontro, que se realizará dia 10 de abril, propomos a introdução do livro ‘Cinema e Anarquia’, de Isabelle Marinone. O texto pode ser acessado clicando aqui.

Os interessados devem inscrever-se pelo email bibliotecaterralivre@gmail.com, pois há um limite de 10 participantes por questões de espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário