O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Filme mineiro foi o vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes

Fonte: Canal Brasil
Link da fonte original: http://colunas.canalbrasil.globo.com/platb/cinejornal/2011/01/31/vencedor-mostra-tiradentes/

Trechos da gravação do Filme "Os Residentes" de Tiago Mata Machado.

Performance do grupo Em Dias de Surto & amigos.
Belo Horizonte, Brasil, 2009.



Vencedores

A 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes exibiu 134 filmes nacionais. Foram 48 sessões de cinema gratuitas durante nove dias. Os doze debates, abertos ao público, foram muito disputados. Os cineastas José Joffily, Geraldo Sarno e Cacá Diegues participaram do “Vozes da Experiência” e levantaram questões sobre o comprometimentos dos jovens com as políticas de produção audiovisual no país.

Foi a primeira vez que Geraldo e Cacá participaram do evento. Ambos elogiaram a Mostra que tem a coordenação geral assinada por Raquel Hallak d’Angelo.

No último dia, realizadores, produtores e pesquisadores de cinema se reuniram em Tiradentes para lançar um manifesto em prol do fomento à produção cinematográfica. Os atores Irandhir Santos e João Miguel leram a carta.

À noite, antes da entrega do Troféu Barroco, foram exibidos dois longas dirigidos por cineastas mineiros: Ex-isto, de Cao Guimarães, é uma  adaptação livre da obra Catatau, de Paulo Leminski e estrelado pelo ator João Miguel – elogiado pelo público de várias idades por sua atuação.

O diretor de O Céu sobre os ombros, Sérgio Borges, convidou todos os que trabalharam na equipe e elenco para subir ao palco. Entre eles, a  transexual Everlyn Barbin, professora  universitária em Minas Gerais que aparece em cenas de intimidade no filme.

Sete longas, cinco documentários e dois de ficção, concorreram ao prêmio da Mostra Aurora, dedicada a diretores de longas em início de carreira.

“Nunca acreditei que fosse virar um garoto Aurora” – disse,  surpreso, Tiago Mata Machado,  diretor do filme  Os Residentes,  ao subir ao palco pela segunda vez  na cerimônia de encerramento da 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

A cena foi assistida por um público de cerca de mil pessoas.

- “ Dois prêmios é demais para mim” , comemorou   Tiago.

O  filme “Os Residentes” foi o melhor, por unanimidade, tanto para o Júri da Crítica quanto para o Júri Jovem: “Por ser um cinema provocativo e esteticamente ambicioso que interpela o espectador a questionar certos parâmetros da arte contemporânea” – justificou o Júri da Crítica.

O curta Vó Maria,  de Tomás Von der Osten, ganhou na categoria “Melhor curta da Mostra Foco” eleito pelo Júri da Crítica”.

“Traz outro amigo também”, de Fernando Cabral, levou dois prêmios, o de melhor curta eleito pelo Júri Popular e o Prêmio Aquisição Canal Brasil (15 mil reais). O filme conta a história de um detetive contratado por um homem para encontrar seu amigo de infância. Como o cineasta  Fernando Cabral não pode comparecer à cerimônia de encerramento, Eduardo Valente, um dos curadores da Mostra Tiradentes, recebeu os dois  troféus.

- “Com esse dinheiro vai dar para fazer uns dois curtas”, brincou Valente ao subir ao palco.

O documentário Solidão e Fé, de Tatiana Lohmann, foi o melhor filme para o Júri Popular. O filme mostra o olhar feminino sobre o universo masculino do rodeio e foi exibido dentro da Mostra Vertentes.

Em 2012, a Mostra vai comemorar o aniversário de 15 anos.
Veja a cobertura completa no Cinejornal, sábado, às 20:30h.

Reportagem: Bernadete Duarte

3 comentários:

  1. Prezados,

    já que foi feita a cópia e cola da reportagem original do Blog do CineJoenal, do Canal Brasil, favor atualizarem as informações. É preferível que vcs citem que a matéria foi retirada de lá e deixem o link para quem quiser ler a reportagem oficial: http://colunas.canalbrasil.globo.com/platb/cinejornal/2011/01/31/vencedor-mostra-tiradentes/

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Quanto ao link original, já está postado, pode ter sido um erro no momento de divulgação do post. Porém se você ficar mais atento da próxima vez, verá que a fonte da notícia já estava posta e em destaque. Se conferir nossos posts verá que em todos quais divulgamos notícias de outros veículos, deixamos claro as fontes e links originais. Entendo sua intervenção mas peço mais cuidado e atenção ao ler o post e escrever algo assim.

    grato.

    ResponderExcluir
  3. Ué mas tem até o nome da pessoa que fez a matéria... que chato isso!

    ResponderExcluir