O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Cineclube Cinefusão encerra ciclo com exibição do documentário "Meu Nome é Yuba" - Sessão ensaio aberto




No próximo domingo, dia 19 de junho, às 18h30, o Cineclube Cinefusão encerra o Ciclo "Cinema e Culturas Marginais", com a exibição do documentário "Meu Nome é Yuba", de Bruno Mello Castanho e Juliana Kirihata. O filme foi realizado em 2007, como trabalho de conclusão do curso de jornalismo, sob orientação do prof. Pedro Ortiz. 

"Meu Nome é Yuba" retrata a vida dos moradores da Comunidade Yuba, onde vivem em torno de 70 imigrantes de japoneses, em uma fazenda, na cidade de Mirandópolis, no interior de São Paulo. Isamu Yuba chegou ao Brasil em 1926 e em 1933, junto com alguns companheiros, começou a construção da Fazenda, baseada no lema “Cultivar, rezar e amar as artes”. O filme pretende retratar a singularidade da vida dos habitantes que vivem em Yuba, onde preservam a cultura japonesa e trabalham de uma forma comunitária, dividindo toda a produção, sem hierarquias. 

A sessão será seguida de um debate sobre o filme e também sobre a realização de documentários e processo criativo. Buscaremos, principalmente, discutir a relação entre forma e conteúdo. 

Além disso pretendemos retomar o projeto, o que desencadearia o processo de um novo filme com a comunidade. Será, também, uma espécie de ensaio aberto para um futuro filme.

A exibição dá sequência ao ciclo do Cinefusão "Cinema e Culturas Marginais", que pretende apresentar um panorama de filmes realizados por cineastas de culturas não tão conhecidas e distantes de um senso comum, marcado pelo ocidentalismo europeu e estadunidense, que produz o cinema comercial que é divulgado massivamente. Assim, serão priorizadas obras que nasceram no âmago dessas culturas ou que abordem o modo de vida delas. Esperamos com o ciclo, trazer uma possibilidade de trocas e, principalmente, à luz da barbárie neoliberal, discutir sem qualquer tipo de preconceitos quais são as motivações que levam as sociedades a concepções de mundo tão distintas. A sessão é gratuita e acontece à rua Augusta, 1239, conj 13 e 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário