O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Provocações: Renato Di Renzo - “A nossa loucura é poder provocar espaços onde as pessoas podem acontecer”


Renato Di Renzo nasceu em Santos e se mudou para São Paulo logo após concluir o ginásio para estudar artes plásticas, assunto que o interessava desde a infância. Foi no extinto colégio IAD que começou a desenvolver e aperfeiçoar seu talento nas artes. Imerso nesse novo mundo, passou a estar em contato com grandes profissionais da área, foi quando recebeu o convite para frequentar os laboratórios do Teatro Oficina com Zé Celso Martinez Correa, Renato Borghi, Ítala Nandi e Antônio Pedro.

Formado em Arte e Pedagogia pela FAAP, passou a promover núcleos de teatro e expressão em periferias, ministrar aulas em escolas e expor seus trabalhos. O convite para voltar a Santos fazendo arte com os ditos \'excluídos\' foi uma proposta irrecusável. Renato Di Renzo foi convidado para trabalhar com teatro e arte na Casa de Saúde Anchieta, hospital psiquiátrico que sofreu intervenção municipal em 1989, por denúncias de maus tratos e morte de internos. Foi nesse momento que surgiu o Projeto Tam Tam, que mais tarde viria a se tornar referência da luta antimanicomial no mundo inteiro.

Com seu trabalho pioneiro, Di Renzo ministra palestras em universidades, congressos e encontros e presta consultorias para diversas iniciativas nas áreas de educação, artes e saúde mental por todo o país. Além disso, o projeto é fonte de pesquisa para teses de graduação, mestrado e doutorado de faculdades de pedagogia, comunicação e psicologia de várias universidades brasileiras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário