O Coletivo Cinefusão surge, no final de 2008, a partir da iniciativa de trabalhadores de diversas áreas - cinema, jornalismo, publicidade, artes cênicas, filosofia, arquitetura, fotografia -, empenhados em criar primeiramente uma rede colaborativa que pudesse dar conta da junção dessas linguagens e também da possibilidade de abarcar potencialidades em busca de produção artística independente, mas também de reflexões concretas acerca da sociedade. É principalmente sobre este último pilar de atuação política, que o grupo vem, atualmente, pensando o cinema, sempre vinculado a outras expressões artísticas e movimentos sociais.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Cineasta David Lynch lança duas músicas na internet


Fonte: Rollingstone.com.br

O cineasta David Lynch é bastante conhecido por ter dirigido filmes como Cidade dos SonhosVeludo Azul e O Homem Elefante. Mas o que não é tão notório assim é sua paixão pela música. Lynch, que sempre colaborou na criação da trilha de seus trabalhos, lança no próximo ano um disco de electro-pop. E quem quiser uma palhinha de como será esse projeto, já pode baixar no iTunes um single contendo as faixas "Good Day Today" e "I Know", que o diretor divulgou na última segunda, 29, em seu site oficial.

Anteriormente, ele já havia produzido e composto um álbum de rockabilly, além de ter colaborado no projeto Dark Knight of the Soul, encabeçado por Danger Mouse. 

Ouça, abaixo, "Good Day Today" e "I Know":





segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Questão no ar: "Milk" em Rede controlada por bispos - sinal de algum tipo de avanço?

Fonte: Daniel Castro – R7, 26/11, matéria

Um dos melhores filmes de 2009, “Bastardos Inglórios” é o principal destaque do pacote de filmes da Record para o ano que vem. Dirigido pelo cultuado Quentin Tarantino, o longa de duas horas e meia de duração é uma sátira à Segunda Guerra Mundial. Chama a atenção no pacote “Milk” (2008), cinebiografia do ativista gay Harvey Milk, interpretado por Sean Penn. “Milk” foi o primeiro político homossexual assumido, militante da causa, a assumir um cargo público na Califórnia dos anos 1970. Outro bom filme do pacote, distribuído pela Universal Pictures, é o brasileiro “Linha de Passe” (2008), dirigido por Walter Salles. Completam o pacote, entre outros, “A Troca”, com Angelina Jolie; “Duplicidade”, com Julia Roberts; “Velozes e Furiosos 4”; “Tá Rindo de Quê?” e “Inimigos Públicos”.

Seminário Cinema e Arte Contemporânea na Cinemateca Brasileira


04.12 | SÁBADO

SALA CINEMATECA BNDES

15h00   PALESTRA DE RAYMOND BELLOUR

17h30   DEBATE COM ANDRÉ PARENTE E JORGE LA FERLA | MEDIAÇÃO DE ARLINDO MACHADO

CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 35126111 (ramal 215)end_of_the_skype_highlighting
www.cinemateca.gov.br

ENTRADA FRANCA 

PALESTRANTE E DEBATEDORES

RAYMOND BELLOUR é crítico, escritor e pesquisador do CNRS (Centre Nationel de La Recherche Scientifique), em Paris. Com Serge Daney, foi um dos fundadores da revista de cinema Traffic. É considerado um dos mais notáveis teóricos contemporâneos que tratam dos regimes mistos da imagem: pintura, fotografia, cinema, vídeo e novas mídias. Publicou entre outros, The Analysis of film (1979), Entre imagens (1999),  L'Entre-images 2 (1999), Le Corps du cinema, hypnoses, émotions, animalités (2009). Foi curador das exposições Passages de l'image (Centre Pompidou,1989), States of images: Instants and intervals (Centro Cultural Belém, Lisboa, 2005) e Thierry Kuntzel, Lumières du temps (Le Fresnoy, Studio National des Arts Contemporains, 2006).

JORGE LA FERLA é graduado pela Universidade de Paris VIII e mestre em artes pela Universidade de Pittsburg. Chefe de departamento da Universidade de Cinema e da Universidade de Buenos Aires. Dedica-se ao campo das artes e dos meios audiovisuais, tendo publicado mais de 35 livros na Argentina e na Colômbia -  entre eles, as compilações sobre arte eletrônica De la pantalla al arte transgenico – Cine, TV, vídeo, multimedia, instalaciones (2000), Cine, vídeo y multimedia, la ruptura de lo audiovisual (2001) e Historia crítica do vídeo argentino (2008). Foi curador de mostras de cinema e vídeo, argentino e latino-americano, bem como de mostras e festivais na Alemanha, na Argentina, no Brasil, na Colômbia, na Suíça e nos Estados Unidos. É diretor artístico da Mostra Euro-Americana de Cinema, Vídeo e Arte Digital (MEACVAD), em Buenos Aires.

ARLINDO MACHADO é curador, pesquisador e professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Entre seus principais livros, destacam-se: A Ilusão especular (1984), A Arte do vídeo (1988), Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas (1993), Pré-cinemas & pós-cinemas (1997), A Televisão levada a sério (2000), El Paisaje mediático (2000) e O Sujeito na tela (2007). Foi curador das exposições Arte e tecnologia (MAC, São Paulo, 1985), Cinevídeo (MIS, São Paulo, 1992 e 1993), A Arte do vídeo no Brasil (MAM, Rio de Janeiro, 1997), Arte e tecnologia, A Investigação do artista, Made in Brasil e Emoção art.ficial II (Itaú Cultural, São Paulo, 1997, 2001, 2003 e 2004, respectivamente) e El Cuerpo como interface (FT, Buenos Aires, 2007).

ANDRÉ PARENTE é artista e pesquisador de novas mídias e tecnologias de comunicação, doutor em Cinema e em Filosofia pela Universidade de Paris VIII (1982-1987) e professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde fundou o Núcleo de Tecnologia da Imagem (N-Imagem). Entre 1977 e 2006, realizou inúmeros vídeos, filmes e instalações nos quais predominam a dimensão experimental e conceitual. Entre seus principais livros, destacam-se: Imagem-máquina (1993), Sobre o cinema do simulacro (1998), O Virtual e o hipertextual (1999), Narrativa e modernidade: os cinemas não-narrativos do pós-guerra (2000), Tramas da rede (2004), Cinéma et narrativité (L'Harmattan, 2005) e Preparações e tarefas (2008).

Marcelo Freixo: "Não é crime organizado. São seres criados na Barbárie, e só conhecem a ela."

Cineclube Cinefusão recebe cineasta Silvio Tendler para exibição e debate do filme "Josué de Castro - Cidadão do Mundo"

domingo, 28 de novembro de 2010

A Guerra no rio vista pela classe média e pelo morador da favela - Charge de Carlos Latuff


Espalhe o "espírito fascista" nesse natal



Fim de ano. Estamos próximos ao natal. Final de novembro. Chegará dezembro. Mês de festas. Para alguns sinal de alegria, reunir a família. Outros, uma data que deve ser levada com seriedade. É nascimento do menino Jesus. Outros, nem um nem outro, mais uma data, quiçá uma deprimente data. O senso comum costuma dizer que é o espírito natalino que aflora nessa parte do ano. 

É 2010, final de novembro e o espírito que se espalha não é do natal que se aproxima, é o do fascista dentro de cada um de nós. O cenário é Rio de Janeiro e a truculenta ação do tráfico, talvez das mais violentas dos últimos tempos.    


De repente, a policia, o estado, agora são instituições legítimas e representam os bons contra os maus - traficantes. E, já agora, a única coisa que fica do recém lançado filme de Padilha é o truculento capitão Nascimento e sua politica de faca na caveira.

O espírito facista fez com que muitos se esquececem que assim como os traficantes, a policia é criada pelo estado, e ela por sua vez criada para proteção dele e da elite. E os mesmos que esqueceram todos esses importantes aspectos, também esqueceram que em meio às balas de traficantes - seres enlouquecidamente revoltados, em primeiro momento, criados pelo estado e em seguida convertidos em empresários contra a lógica moral do sistema, mas coniventes à lógica econômica ditada pelo capital -, e os policias - semelhantes aos anteriores, mas protegidos pela "honra" de se servir leal e legalmente ao estado -, está o povo

E quem sairá mais lesado dessa guerra? 

Se agora, para o deleite de Datena e todos os "Novos Fascistas" - poderia ser o nome de uma banda "Datena e os novos fascistas"-, a solução é faca na caveira e cair matando no morro, com todo o aparato presente, como polícia civil, militar, Bope, além do que foi cedido pelo nosso homem do povo (O Presidente Lula), as forças armadas, eu pergunto: Já que agora temos toda essa segurança e a solução é essa de entrar e acabar com tudo; e já que sabemos que esses caras estão dominando o morro há demasiado tempo, por que só agora o presidente e o sistema de segurança carioca enviaram nossos heróis? Ou não se sabia de nada? 

Minha pergunta é direcionada a todos disseminadores do senso comum nessa guerra. E que provavelmente estão seguros em seus carros, casas, cercas, alarmes, condominios, segurança privada. 

O que de fato querem esses, é que acabem de uma vez com o "Mal" para que o povo que está meio a isso, possa voltar ao seu oficio de escravinho feliz - parafraseio Sergio Bianchi. 

Já se parou para pensar um minuto o porquê bancos tem tantos carros blindados para transportar seu dinheiro, e a policia - essa que está na guerra agora - carece do mesmo? 

Para que nasçam todos esses novos formadores de opnião basta uma "guerra". 

Como se agora fossem outros tempos e a corrupção policial, as milícias - pacto entre estado e polícia criminosa -, a exploração do trabalho por grandes empresas - além do braços dados junto ao tráfico -, a exploração e generalização da violência pela mídia, houvessem desaparecido. 

Não faço defesa ao tráfico. Até porque não acredito que sua intenção de organização seja ligada a algo maior em relação a libertação do povo frente ao sistema, pelo contrário o objetivo é o lucro, assim como industria armamentista, o grande empresário, as grandes redes de televisão. 

Mas não podemos legitimar essa ação do estado, no Rio de Janeiro, por conta desse argumento. E não podemos ignorar o fato de que o estado, e sobretudo o sistema econômico geram indivíduos perversos. 

Não excluo - agora faço o papel do Satreano - a escolha do individuo. Sim, temos escolha. Somos livres para escolher entre morrer com uma bala na cabeça, do tráfico ou da policia. 

Abaixo, um dos documentários mais impressionantes que vi "Notícias de uma guerra em particular" e a declaração mais intensa de todo o filme¹.


¹Não quero parecer anacrônico. O filme foi lançado em 1999 . Tento, apenas, mostrar que independente do momento histórico, apesar de mudanças substanciais, a atividade policial, do tráfico e suas respectivas funções permanecem as mesmas.

sábado, 27 de novembro de 2010

Satyrianas - Veja a programação de hoje e amanhã


O Satyrianas que começou no dia 25, ainda tem espetáculos até amanhã.


27/11 (sábado)

1h30 “Navalha na Carne” (Dir. Mônica Granndo) - Tenda CenaMix

2h “Kabarett” (Dir. Kleber Montanheiro) – Teatro – Miniteatro

2h “Otimismo” (Dir. Ralph Maizza) – Teatro – Espaço dos Parlapatões

2h “Quizula” (Dir. Lori Ann Vargas e Barbara Mello) – Espaço dos Satyros II

2h30 “Assurbanipal Magic Club” (Dir. Maurício Paroni de Castro) - Espaço dos Satyros I

3h “As Dolosas Coxas” (Dir. Márcio Pellegrini) – Tenda CenaMix

3h30 “Dias de Campo Belo” (Dir. William Costa Lima) – Teatro – Espaço dos Satyros II

4h “BOI” (Dir. Hugo Rodas) – Teatro - Espaço dos Satyros I

4h30 “Efêmeros 02” (Dir. Coletiva) – Tenda CenaMix

12h às 14h “Café Literário”(Trânsito e Transitoriedade no Jornalismo e Crítica) - Restaurante Rose Velt

12h às 20h “Exposição de Fotos da África – Tas a Ver” – Fotografia – Matilha Cultural

15h “Cemitério dos Elefantes” (Dir. Fabio Penna) – Espaço dos Satyros II

15h “Toltchock” (Dir. Andressa Cabral) - Espaço dos Satyros I

15h às 18h “Cinematógrafos – Cinema e Literatura em Discussão” (Curadoria Donny Correia) – Palestra – Casa das Rosas

16h - “Vila das Almas” - (Dir. Hamilton Fernandes) – Periferia Invisível

16h “Teatro Quase Mudo” (Dir. Pepe Nuñez) - Tenda CenaMix

17h “Cemitério dos Elefantes” (Dir. Fabio Penna) – Espaço dos Satyros II

17h “El Quijote” - Cinema – Instituto Pombas Urbanas.

17h “Novelo” (Dir. Zé Henrique de Paula) – Teatro – Espaço dos Parlapatões

17h “Reflexos da Madrugada” (Dir. Andressa Cabral) - Espaço dos Satyros I

17h30 “Mamãe e Eu” (Dir. Calixto de Inhamuns) – Tenda CenaMix

17h30 às 19h30 “Jam Session do Coletivo Silenciosas+GT'aime” (Dir. Diogo Granato) - Dança – Galeria Olido

17h30 às 18h30 “Foto (Memorial) Grafia” (Rafael Mendes) – Performance / instalação de rua

18h “Está Escrito” (Dir. Cassio Pires) – Leitura Dramática – Miniteatro

18h “La Bella” (Dir. Eric Furlan) – Teatro – Teatro Studio 184

18h30 “Des-construir Janelas” (Dir. Adriano Cypriano) – Tenda CenaMix

18h30 “Da Marginal pra Augusta” (Dir. João Fabio Cabral) - Espaço dos Satyros I

19h “O Pelicano” (Dir. Denise Weinberg) – Teatro – Viga Espaço Cênico.

19h “Nó de Cachorro” (Dir. Beto Bellini) – Espaço dos Satyros II

19h “Mostra de Cinema com Debates” – Cinema – Matilha Cultural

19h30 “Homem em Situação de Risco” (Dir. Diego Andrade) – Tenda CenaMix

20h “Música Para Cortar os Pulsos” (Dir. Rafael Gomes) – Teatro – Instituto Cultural Capobianco.

20h “Adoniran – Ballet Stagium” (Dir. Marika Gidali) – Dança – Teatro da Dança (ingresso R$2,00)

20h “Tango Adeus” (Concepção Luis Arrieta) – Dança – Galeria Olido

20h às 23h “Drive Thru” (Intervenção ) – Em frente ao Miniteatro

20h às 24h Performance Sensorial – Sessões a cada 30 minutos - Tenda Residência

20h “Banda Degusta Groove” - Música – Periferia Invisível

21h "Boca de Ouro" (Grupo Gattu) - Teatro Gil Vicente

21h “Pocket show Márcia Castro e convidados” - Música – Restaurante Rose Velt

21h “Performance Sandra Miyazawa” - Performance – Restaurante Rose Velt

21h “Não uma Pessoa” (Dir. Vivien Buckup) – Teatro- Miniteatro

21h “Cidade Desmanche” (Dir. José Fernando Azevedo) - Teatro - Espaço Maquinaria.

21h “Roberto Zucco” (Dir. Rodolfo García Vázquez) – Espaço dos Satyros I

21h “Justine” (Dir. Rodolfo García Vázquez) – Espaço dos Satyros II

21h “Casa” (Dir. Roberto Alvim) – Teatro - Club Noir

21h “Mostra de Cinema com Debates” – Cinema – Matilha Cultural

21h “Show Carlos Walker Trio no Projeto Culturalocal” – Música – Teatro da Vila

21h30 “Felipe Cato” – Show musical – Tenda CenaMix

21h30 “ O Falecido” (Dir. Antonio Rocco) – Teatro – N.Ex.T.

23h “Lá Fora, Algum Pássaro dá Bom Dia” (Dir. Marcelo Rubens Paiva) – Teatro - Espaço dos Satyros I

23h59 “Hipóteses para o Amor e a Verdade” (Dir. Rodolfo García Vázquez) – Teatro -Espaço dos Satyros I

23h59 “Filosofia na Alcova” (Dir. Rodolfo García Vázquez) – Teatro - Espaço dos Satyros II

23h59 “Como ser uma pessoa pior” ( Dir. Mário Bartolotto) – Teatro – Espaço dos Parlapatões


23h59 “Cansei de Tomar Fanta” (Dir. Daniel Tavares) – Tenda CenaMix

23h59 “Antinatural” (Dir. Edenei Lino) – Teatro – Teatro do Ator


28/11 (domingo)


0h “Kabarett” (Dir. Kleber Montanheiro) – Teatro – Miniteatro

1h30 “Crua Realidade” (dir. Edu Brisa) – Teatro – Tenda Feminix

1h30 “A Estrela do Absinto” (Dir. Fabricio Castro) – Tenda CenaMix

2h “EVA” (Dir. Luciana Ramin) – Performance - Espaço dos Satyros II

2h “Maternidades” (Dir. André Fusko) – Teatro - Espaço dos Satyros I

2h “Rádio Comida” ( Dir.Alexandre Kudder) – Música – Espaço dos Parlapatões


2h “Crua Realidade” (Dir. Edu Brisa) – Teatro – Miniteatro

2h30 “Baguá” (Dir. Antonia de Mattos) – Tenda CenaMix

2h30 “Banalidades do Amor Perfeito” (dir. Camilla Carvalho) – Teatro - Tenda Feminix

2h às 4h “Praça Roosevelt em 78 segundos” (Rafael Mendes) – Teatro - Performance - Bar Espaço dos Satyros II

3h “Banalidades do Amor Imperfeito” (Dir. Camilla Carvalho) – Teatro – Miniteatro

4h “Janelas, e histórias em encruzilhadas” (Dir. Ozanah Ferreiro) – Teatro - Espaço dos Satyros II

4h “A Angústia desse Argumento” (Dir. Óscar Silva e Pedro Barreiro)- Teatro - Espaço dos Satyros I

4h “Bodas na Mangueira” (Dir. Joca Andreazza) – Tenda CenaMix

12h às 14h “Café Literário” (Trânsito e Trasitoriedade na Literatura e Dramaturgia) - Restaurante Rose Velt

12h às 20h “Exposição de Fotos da África – Tas a Ver” – Fotografia – Matilha Cultural

14h “1º Movimento sobre o Desespero” (Dir. Robson Catalunha e Carolina Angrisani) – Teatro - Espaço dos Satyros I

14h “Sem Notícias De Ti, Mon Cher” – Calu Zabel e Maíra Silvestre - Dança - Matilha Cultural

15h “Stress” - Dora Selva - Dança - Matilha Cultural

15h “A gente pena, mas não para” (Dir. Binho Santana e Joara Fernandes) – Teatro - Periferia Invisível

15h às 16h “Contação de Histórias” - Infantil – Casa das Rosas

15h30 “Poesia para Outono” – Daniela Álvares - Dança - Matilha Cultural

16h “Elemento Surpresa” – Julia Rocha - Dança - Matilha Cultural

16h “Teatro Quase Mudo” (Dir. Pepe Nuñez) – Tenda CenaMix

16h “TODODOMINGO” - Eventos Múltiplos - Casa das Caldeiras

16h “Ah Se Eu Pudesse Ler Aquele Livro...” (Dir. Grupo Koskowski) – Teatro – Espaço dos Parlapatões

16h “Casal” (Dir. Eduardo Chagas)– Teatro - Espaço dos Satyros II

16h30 “Urubus” – Juliana França e Leo Nabuco - Dança - Matilha Cultural

16h30 “Assento Reservado – Experimento no. 01” (Dir. Roberto Audio)- Teatro -Espaço dos Satyros I

17h “Arqueologia do Futuro” – Plataforma Desaba - Dança - Matilha Cultural

17h “Sai da Frente que Atrás Vem Gente” (Dir. Kleber Montanheiro) – Leitura Dramática – Miniteatro

17h às 19h “Poetas das Casas das Rosas” (Curadoria Maria Alice Vasconcelos) – Sarau – Casa das Rosas

17h30 “Na Real” (Processo Coletivo) – Teatro - Espaço dos Satyros II

17h30 “Enquanto Só” (Dir. Denis Antunes) – Tenda CenaMix

18h “Dr. Crise” – Projeto DR - Dança - Matilha Cultural

18h “Adoniran – Ballet Stagium” (Dir. Marika Gidali) – Dança – Teatro da Dança (ingresso R$2,00)

18h “La Bella” (Dir. Eric Furlan) – Teatro - Teatro Studio 184

18h30 “Roberto Zucco” (Dir. Rodolfo García Vázquez) – Teatro - Espaço dos Satyros I

18h30 “Moço que Casou com Mulher Braba” (Dir. Rodrigo Scarpelli) - Teatro de Rua – Parque Augusta

19h “Arqueologia do Futuro” – Plataforma Desaba - Dança - Matilha Cultural

19h “Equívoco” (Dir. Rafael Carvalho, Melissa Schleich) – Tenda CenaMix

19h “Fragmentos de Cenas”(Dir. Carolina Angrisani) – Teatro - Espaço dos Satyros II

19h “Música Para Cortar os Pulsos” (Dir. Rafael Gomes) – Teatro – Instituto Cultural Capobianco

19h “Cabaret del Rinoceronte - Teatro do Rinoceronte” - Música – Restaurante Rose Velt

19h “Tango Adeus” (Concepção Luis Arrieta) – Dança – Galeria Olido

19h “Poeta em cena – Noite na Taverna” (Dir. Helder Mariani) - Teatro – Casa das Rosas

19h “Mostra de Cinema com Debates” – Cinema – Matilha Cultural

19h “Show O Terno & Memórias de Um Caramujo” – Música – Teatro da Vila

19h30 “ O Falecido” (Dir. Antonio Rocco) – Teatro – N.Ex.T.

20h "Boca de Ouro" (Grupo Gattu) - Teatro Gil Vicente

20h “Entre Contenções” – Eduardo Fukushima - (consulte o local de apresentação com a produção)

20h “Não Somos Amigas” (Criação de Lulu Pavarin e Michele Ferreira) – Tenda CenaMix

20h “O Excluído” (Dir. Hamilton Fernandes) – Teatro – Periferia Invisível

20h “Não uma pessoa” (Dir. Vivien Buckup) – Teatro – Miniteatro

20h “O Fim da Realidade” (Dir. Roberto Alvim) – Teatro – Club Noir

20h às 22h “Praça Roosevelt em 78 segundos ( Resgate/ Projeção do Vídeo) e Foto (Memorial)Grafia ( Resgate/ Projeção do Vídeo) ” (Rafael Mendes) – Em frente ao Satyros I

20h às 22h Performance Sensorial – Sessões a cada 30 minutos - Tenda Residência

20h35 “Como Superar um Grande Cansaço” – Eduardo Fukushima (consulte o local de apresentação com a produção)

21h “Serumanus” – Daniel Fagundes - Dança - Matilha Cultural

21h “Woyzeck – Um Estudo Cênico” (Dir. Rafaela Fernandes e Sandra Storino) – Tenda CenaMix

21h “Dostoiévski no Armário” (Dir. Marta Baião) – Espaço dos Satyros II

21h “Marquise de Bolso” (Rafael Mendes) – Performance de rua – Em frente ao Satyros I

21h “Adoração” (Dir. Fabio Penna) - Espaço dos Satyros I

21h “Mostra de Cinema com Debates” – Cinema – Matilha Cultural

22h “Arqueologia do Futuro” – Plataforma Desaba - Dança - Matilha Cultural

22h30 “O Ébrio” (Dir. Mario Pérsico)
 – Tenda CenaMix

22h30 “Primavera em Trânsito” (Dir. Coletivo Híbrido)
– Espaço dos Satyros II

23h – Gambiarra invade a Satyrianas - Festa de Encerramento
- Open Bar Club - Av. Henrique Schaumann, 794



Conheça mais o evento: http://satyros.uol.com.br/satyrianas/



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Samba do Bule: Exaltando Noel Rosa e Wilson Batista



O Grupo Recreativo de Estudos do Samba Bule, junto à comunidade do Bom Retiro, Favela Pq. Do Gato e do Teatro União e Olho Vivo, começou a trilhar seu caminho em 2007, trabalhando para deixar a sua contribuição na busca das nossas raízes genuínas por esse contagiante ritmo autenticamente brasileiro que é o samba.

Desde então, mensalmente, na sede do Teatro União e Olho Vivo se reúnem em torno do bule inúmeros músicos e compositores para entoar as canções que são parte da nossa cultura e cantar novos sambas de própria autoria para ampliar ainda mais esse cenário, integrando o seu entorno com a população de outras regiões da grande São Paulo em prol da nossa arte.

O Samba do Bule encontrou maneiras para manter suas atividades junto a sua comunidade realizando apresentações para diversos públicos em casas de shows, festas noturnas, bares, etc., assim semeando o samba raiz por onde passa.

Nessa sexta tem. 
Dia 26/11/2010, a partir das 22h. 
Rua Nilton Prado, nº 766 - Bom Retiro.
Entrada: R$2
Informações: http://sambadobule.ning.com/


Espetáculo "Homens de Papel" de Plínio Marcos



O Coletivo Núcleo 2 e Grupo Prole de São Paulo apresentam o espetáculo de Plínio Marcos " Homens de Papel".


Dia 28 de novembro (dom) - às 19h
$Gratuito$
Na Flaskô - Fábrica de Esportes e Cultura
R. Eng. Jaime Pinheiro Ulhoa Cintra, 2355 - Pq. Bandeirantes, Sumaré - SP
Telefone: (19) 3832-8831 (Carolina)

Conheça a Flaskô e saiba mais sobre a ocupação da fábrica: http://flasko.blogspot.com/

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Conversas no Cinema

A Videoteca da PUC-SP convida para mais um encontro da série "Conversas no Cinema.

Próximo encontro: 23/11, terça-feira,19h. Auditório Paulo Freire (TUCA).

Convidado:
Prof. Dr. Mauro Luiz Peron (Depto. de Geografia).  
Incrições: videotec@pucsp.br
 
Será concedido atestado de participação; atividade aberta a todos os interessados.



O CINEMA, A INVENÇÃO DO HERÓI, A INVENÇÃO DO VILÃO E A ESTÉTICA DO PODER


A construção cinematográfica do Herói e do Vilão constitui um dos nexos fundamentais da identificação espectatorial, expressão imagética de acionamentos estéticos de variadas inflexões políticas. A trajetória da ordem do olhar no Cinema aponta para a elaboração de um imaginário vinculado, explicitamente ou não, a posturas que acionam apologias a determinadas relações de poder ou rejeições às mesmas. Este evento pretende eleger tais aspectos objetivando uma avaliação do alcance político da Estética do Cinema.

Filmes cujos trechos serão discutidos:


DISQUE M PARA MATAR
EUA - 1954
DIREÇÃO: ALFRED HITCHCOCK

A BATALHA DE ARGEL
ITÁLIA / ARGÉLIA - 1965
DIREÇÃO: GILLO PONTECORVO

OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA
EUA - 1981
DIREÇÃO: STEVEN SPIELBERG

RASTROS DE ÓDIO
EUA; 1956
DIREÇÃO: JOHN FORD

BATMAN, O CAVALEIRO DAS TREVAS
EUA - 2008
DIREÇÃO: CHRISTOPHER NOLAN

A VIDA DOS OUTROS
ALEMANHA - 2006
DIREÇÃO: FLORIAN HENCKEL VON DONNERSMARCK

APOCALYPSE NOW
EUA - 1979
DIREÇÃO: FRANCIS FORD COPPOLA

domingo, 21 de novembro de 2010

RTP QUARTETO NO TEATRO ANCHIETA - SESC CONSOLAÇÃO


Segunda (22/11/2010) tem apresentação do quarteto RTP, imperdível e $GRÁTIS$. 

O quarteto é formado por Rainer T. Pappon na guitarra, Jimmy Pappon nos teclados, Caio Goes no contrabaixo e Mario Conte na bateria.

Vale a pena conferir esse ótimo quarteto de música instrumental e sua mistura r&b e música européia.

Segunda, 22/11/2010, 19h (é bom chegar cedo)
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245, Sesc Consolação.
$GRÁTIS$


Conheça mais o trabalho do quarteto:
www.rtpappon.com
www.myspace.com/rtpappon
www.scrutinizer.com.br

sábado, 20 de novembro de 2010

BOLA & ARTE: Músicos proibidos de tocar na Av. Paulista

Agradeço e compartilho a ótima resenha do blog BOLA & ARTE, cedida pelo autor dela CarlosCarlos. E já recomendo seu trabalho, visitem http://bolaearte.wordpress.com/

ESSA É A GESTÃO KASSAB: MÚSICOS PROIBIDOS DE TOCAR NA AV. PAULISTA


Surpreso.. devo estar surpreso??? Não, não devo estar surpreso da gestão do Prefeito Gilberto Kassab impedir músicos e artistas de rua de tocar e se apresentar na Avenida Paulista. Não devo estar surpreso com essa gestão que inibe o livre agir, o livre pensar, o livre se manifestar. Também não estou surpreso por essa gestão querer reprimir o povo de fazer arte sendo que a arte é instrumento de libertação do próprio povo. O fato de o prefeito enviar os seus capangas da Polícia Militar (PM), robozinhos da ditadura, contra o povo pobre da cidade, também não me causa nenhuma surpresa. Não me surpreende também uma gestão que preza pela “higienização” da cidade de São Paulo, como forma de destruir favelas sem dar o devido apoio aos seus moradores e de ter a intenção de “varrer” as ruas do centro, seus andarilhos e mendigos, sabe-se lá pra onde.. não vai me causar surpresa também dessa gestão fazer tudo isso não porque se preocupa com a vida desse povo maltratado, esquecido e oprimido, e sim para tornar a cidade mais “agradável” para a classe abastada e rica da população.. DEVO ESTAR SURPRESO??????? E VCS, ESTÃO SURPRESOS???


**Mais abaixo disponibilizo um vídeo meu em homenagem a todos os artistas de rua, praças e becos desse Brasil!!!


Segue texto extraído do site do jornal O Estado de S. Paulo:

Músicos e artistas de rua estão sendo impedidos de se apresentar nas calçadas da Avenida Paulista. A proibição começou há pouco mais de um mês, quando a via passou a ser monitorada pela Operação Delegada, na qual PMs trabalham para a Prefeitura de São Paulo nos dias de folga e têm a missão de coibir o comércio ambulante. As estátuas vivas e os tocadores de violão estão entre os mais atingidos.

Na semana passada, o músico Marcio Aguiar, de 37 anos, imitava o cantor Raul Seixas quando foi abordado por um soldado, próximo da Alameda Casa Branca. “Ele me disse que eu não poderia colocar caixinha no chão (para receber contribuições do público)”, contou. “Depois, veio uma tenente e falou que era a minha última chance antes que meu violão fosse apreendido.” Aguiar saiu do local e disse que o clima é de tensão. “Aqui sempre foi um corredor de arte. Agora virou da repressão.”

Com o professor de guitarra Rafael Pio, de 30 anos, a situação foi mais complicada. O rapaz foi detido e liberado no mesmo dia depois que teve sua guitarra e um amplificador apreendidos.

A PM informou que as manifestações culturais podem ser exercidas em qualquer lugar e que respeita e garante os termos constitucionais. A corporação diz que “quando há qualquer tipo de exploração comercial, caracteriza-se um evento e há a necessidade de autorização da Prefeitura”.

Toda essa situação me lembrou a cobertura que eu fiz da Flip – Festa Literária Internacional de Parati, em 2008, para a FizTv. Na cobertura, eu prezei por vídeos com os artistas de rua da festa e não escritores consagrados, elitizados e já com toda a cobertura da mídia clássica, como Rede Globo, por exemplo. Deixo aqui pra vcs o vídeo 3 da cobertura que realizei, em homenagem a todos os artistas de rua desse Brasil intenso e raiz!!!!! 

URGÊNCIA: A cidade do avesso


Urgência – A Cidade Do Avesso
Estreia 21 de novembro, no Parque da Luz, em São Paulo




Com o apoio da Lei de Fomento à Dança – 8ª edição/2010, estreia dia 21 de novembro de 2010, no Parque da Luz, o espetáculo “Urgência – A Cidade do Avesso”, do ...Avoa! núcleo artístico, direção de Luciana Bortoletto. Criado para espaços públicos, a obra transita por diferentes linguagens, como a dança contemporânea, o teatro e a poesia e reflete a respeito da relação entre indivíduo e multidão. 

Estar no passeio público, seja com um saco de juta cobrindo o rosto ou simplesmente em grupo, dançando, pode significar nada. Ou muito. E pode também deflagrar emoções inimagináveis nos transeuntes. Foi assim nas cerca de 20 sessões em que o ...AVOA! núcleo artístico esteve na cidade, no meio da multidão. Nessas intervenções, o grupo presenciou desde tentativas de suicídio na passarela do Terminal Bandeira até camelôs que se juntaram aos atores/bailarinos e caíram na dança também. 

O público/cidadão não se intimida. Seja no vão livre do MASP ou na Rua 25 de Março, ele participa, se incomoda, sugere, dança, ameaça. Até das janelas dos ônibus da Avenida Paulista vieram respostas da intervenção artística realizada. 

A dança contemporânea é o eixo da pesquisa, assim como a improvisação, e a intenção, ao montar um projeto como ‘Urgência...’ é a possibilidade da re-significação do espaço público. O cidadão que se desloca pelas ruas pode ampliar seu repertório de relações sensoriais com a cidade, abrindo possibilidades de gerar novas percepções e sensações. Sair do olhar óbvio, enfrentar o automatismo na relação com a metrópole e experimentar novas sensações: eis o propósito de “Urgência – a cidade 

...Avoa! núcleo artístico
O ...Avoa! núcleo artístico vem desde 2000 desenvolvendo sua pesquisa em que articula a dança contemporânea com base na educação somática, em intersecção com outras linguagens, como a poesia, fotografia, audiovisual, artes plásticas e teatro. O projeto URGÊNCIA vem para contemplar esta continuidade na pesquisa, articulando conceitos não apenas de imagens, mas do trabalho em dança através de pesquisas bibliográficas que se relacionem com esta temática e que “provocam” ideias e sensações, absorvidas e expressadas através de movimentos corporais, além de trazer a reflexão acerca da ocupação do corpo no espaço urbano. 

O material bibliográfico oferece suporte para a pesquisa e criação da obra e as principais referências são os poetas Ferreira Gullar, Maiakovski, Paulo Leminski e Manuel Bandeira. O manifesto "As embalagens" do encenador Tadeusz Kantor, o texto "Cidade e Alma" de James Hillman, textos do livro "Psicologia das multidões" de Gustave Le Bom e a obra literária "As cidades invisíveis" de Ítalo Calvino contribuíram fortemente para o embasamento teórico.

Ficha Técnica
Concepção e direção geral: Luciana Bortoletto
Orientação dramatúrgica: Érika Moura Preparação corporal em dança: Luciana Bortoletto, Érika Moura e Chris Cruz (assistente) Preparação corporal em Mímica Total: Luis Louis Criadores-intérpretes (por ordem alfabética): Calu Baroncelli, Chris Cruz, Érika Moura, Larissa Pretti, Luciana Bortoletto Trilha sonora – ao vivo: Maurício Verderame (contrabaixo) e Patrícia Herculano (percussão) Trilha sonora (videodança): Mauricio Verderame e Célio Barros Figurinos: Telumi Hellen Videodança: Tamara Ka Fotografia: Gil Grossi Confeccção de figurinos: Naná Aquino e Zabê Zai Artista-aprendiz: Zabê Zai Produção executiva: Penha Silva Assessoria de imprensa: Marcia Marques - Canal Aberto

Serviço
Duração: 50 minutos /// Classificação: livre /// Gênero: dança-teatro

PRÉ ESTREIA 20 DE NOVEMBRO, SÁBADO, ÀS 16H 
INSTITUTO POMBAS URBANAS Avenida dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes - Zona Leste Tel: (11) 2282-3801

21 DE NOVEMBRO, DOMINGO, 16H
PARQUE DA LUZ - Evento de Aniversário Praça da Luz, s/n - Bom Retiro - Centro Telefone: (11) 3227-3545

27 DE NOVEMBRO, SÁBADO, 16H
OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE - área externa Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro – São Paulo Telefone: (11) 3222-2662 - Estacionamento próximo à Rua Correia de Melo

28 DE NOVEMBRO, DOMINGO, 19H
CENTRO CULTURAL MONTE AZUL Av. Tomás de Souza, 552 - Jardim Monte Azul - Zona Sul – São Paulo (próximo ao Terminal João Dias e estação João Dias do metrô) Telefone: (11) 5853-8080

03 DE DEZEMBRO SEXTA-FEIRA, ÀS 17h30
PRAÇA DA REPÚBLICA, s/n, Centro, São Paulo
Telefone: (11) 9335-8825

05 DE DEZEMBRO DOMINGO, ÀS 16H
COMUNIDADE DO SAPÉ
Rua General Synzeno Sarmento, altura do nº 1.640 (Praça do Samba)
Butantã – Zona Oeste
Telefone: (11) 9335-8825

11 DE DEZEMBRO SÁBADO, ÀS 16H
CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE RUTH CARDOSO
Av. Dep. Emílio Carlos, 3.641 - Vila Nova Cachoeirinha – Zona Norte – São Paulo
(ao lado do Terminal Cachoeirinha)
Tel: (11) 3984-2466

12 DE DEZEMBRO DOMINGO, ÀS 16H
PRAÇA DO PATRIARCA
Centro – ao lado do Viaduto do Chá – Centro – São Paulo
Telefone: (11) 9335-8825

18 DE DEZEMBRO SÁBADO, ÀS 16H
AVENIDA PAULISTA, em frente ao Parque Trianon - Cerqueira César
Telefone: (11) 9335-8825

19 DE DEZEMBRO DOMINGO, ÀS 16H
GALERIA OLIDO
Av. São João, 473 - Térreo - Centro – São Paulo
Tel: (11) 3331-8399 / 3397-0171

Festa do Livro da USP traz 15 mil títulos com 50% de desconto

A 12ª edição da Festa do Livro da USP será realizada nos dias 24, 25 e 26, das 9 às 21 horas, no saguão do prédio da Geografia e História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Todos os livros vendidos durante o evento terão, obrigatoriamente, desconto mínimo de 50% em relação ao preço de capa praticado pelos editores.

Participam da Festa do Livro da USP diversos expositores, entre eles diversas editoras universitárias, que vão mostrar ao público um volume em torno de 15 mil títulos de seus catálogos.

A Festa do Livro da USP é um evento gratuito e aberto ao público geral.

O endereço do prédio da Geografia e História é Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (11) 3091-1617

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

II Encontro de Teatro de Sombras.


Em parceria com a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, o Grupo Sobrevento realiza o II Encontro de Teatro de Sombras. O encontro é público, tem ENTRADA FRANCA e acontece na próxima segunda-feira, 22/11, das 17h às 22h, no Espaço Sobrevento, que fica na Rua Coronel Albino Bairão, 42, próximo à estação Bresser-Mooca do Metrô e do Viaduto Bresser.

A mesa de discussões reunirá Alexandre Fávero e Ronaldo Robles, dois dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Sombras, que, além de relatar suas experiências, farão demonstrações de seus trabalhos.

O encontro terá a presença - já confirmada - de alguns dos principais representantes do Teatro de Sombras em atividade no Brasil, entre artistas e pesquisadores, além dos grupos mais atuantes do Teatro de Bonecos de São Paulo. No decorrer da noite, os convidados vão mostrar experiências e resultados de pesquisas, na forma de palestras e apresentações de cenas, mediados por Luiz André Cherubini e Sandra Vargas, fundadores do Grupo Sobrevento.

Ao final, será aberto espaço para outros artistas e público exporem os seus trabalhos, considerações e dúvidas.

Em dezembro de 2009, o Espaço Sobrevento reuniu cerca de 20 especialistas brasileiros em Teatro de Sombras da cidade de São Paulo, em um encontro onde foram discutidas questões técnicas e estéticas específicas desta linguagem. Este ano, com o apoio da SP Escola de Teatro, o II Encontro de Teatro de Sombras tem o intuito de ampliar os conhecimentos e multiplicar experiências com o Teatro de Animação, em um modo diferente de fazer com que artistas formem artistas.


Conheça os currículos dos participantes: ALEXANDRE FÁVERO Alexandre Fávero é cenógrafo, diretor, pesquisador, encenador, ator, sombrista, diretor de arte, produtor, aderecista, bonequeiro e cenotécnico. É fundador da Companhia Teatro Lumbra de Animação, do Clube da Sombra Criações e Produções Artísticas e da Carta Zero Produtora de Arte. Dirige os projetos artísticos da Cia. Teatro Lumbra de Animação, onde realiza pesquisas e experimentações no teatro de animação (Sombraterapia, vivências expressivas, performances); montando espetáculos como experimento “Transapiens”, “Sombrurbanas”, “Sombrazilis” e outro projetos; dirige vídeos promocionais, ministra cursos e realiza vivências teatrais para artistas, educadores e empresas. Desenvolve experiências criativas e originais utilizando curiosas ferramentas cênicas (Bolha Luminosa) e a dramaturgia do teatro de animação, onde funde os conceitos transversais da arte com a ciência, a cultura popular, a filosofia, a psicologia e o sobrenatural. Além de representar o Brasil em festivais interna cionais, desenvolver pesquisas de linguagem e da estética da arte, criar e produzir novos projetos e colaborar para a difusão da arte do teatro de animação, dedica-se a escrever um livro sobre a linguagem das sombras e dirige o portal dinâmico da arte do teatro de sombras, o Clube da Sombra, onde é editor do informativo eletrônico Sombrazine e de artigos sobre a estética da arte.

A CIA. TEATRO LUMBRA Criada e coordenada pelo pesquisador, cenógrafo e ator/bonequeiro Alexandre Fávero, desde o ano de 2000, a Cia. desenvolve a pesquisa e o experimentalismo avançado da dramaturgia do teatro de animação. As montagens de espetáculos da Companhia e seus projetos de difusão são sempre associados aos temas da cultura brasileira e ao experimentalismo das linguagens expressivas dos mais distintos gêneros do teatro de animação. O resultado dessas atividades teatrais promovidas e desenvolvidas pela Companhia Teatro Lumbra, nas inúmeras temporadas e participações em festivais do gênero, têm possibilitado uma abrangência cada vez maior e mais expressiva de público e também nos mais diferentes meios de comunicação e mídias. Nessa dinâmica de criar e desconstruir conceitos nas suas obras de arte, a Companhia tem aperfeiçoado suas tecnologias alternativas e seu método de trabalho artesanal, transformando ideias em espetáculos, realizando cursos de teatro de animação, projetando sombras nas telas de cinema, realizando filmes, vídeos, shows musicais e demonstrações, prestando assessorias e, principalmente, ousando nas novas experiências.


RONALDO ROBLES Ronaldo Robles é formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH ) da USP, antropólogo, artista plástico, ator e diretor, participou de várias exposições de artes, integrou o Napedra, núcleo de antropologia do drama e da performance FFLCH/USP. Atualmente, dirige, escreve e atua nos trabalhos da Companhia Quase Cinema, dando especial tratamento para a pesquisa imagética e simbólica das sombras e a construção de uma dramaturgia da imagem.

GRUPO SOBREVENTO O SOBREVENTO é um Grupo de Teatro profissional que busca apresentar, experimentar, desenvolver, inovar, aperfeiçoar, difundir, multiplicar, valorizar, fortalecer, ensinar, aprender e estudar o Teatro de Animação, desde 1986. É reconhecido, nacional e internacionalmente, como um dos maiores especialistas brasileiros da área. O Grupo tem, hoje, doze espetáculos em repertório – destinados a diferentes públicos e espaços – com os quais ganhou alguns dos Prêmios mais importantes do país. Em suas andanças, viajou por todo o Brasil, do Acre ao Rio Grande do Sul, e apresentou-se em mais de uma centena de cidades não só do Brasil, mas também da Espanha, Irlanda, Escócia, Argentina, Chile, Colômbia, Angola, México e Irã.

ESPAÇO SOBREVENTO Inaugurado em junho de 2009, o Espaço Sobrevento é o único espaço da cidade especialmente dedicado ao Teatro de Bonecos. Mais que uma simples oficina, abriga uma sala de espetáculos, uma biblioteca e uma videoteca especializadas em Teatro de Bonecos, além de um espaço de confecção, treinamento e aperfeiçoamento para marionetistas. O Espaço Sobrevento já abrigou os espetáculos “Bailarina”, “O Anjo e a Princesa”, “Mozart Moments”, “Cadê o Meu Herói?”, “O Copo de Leite”, “O Cabaré dos Quase-Vivos”, “Submundo” e “Orlando Furioso”, todos do Grupo Sobrevento, além de diferentes espetáculos estrangeiros: “Suspended Animation”, do norte-americano Phillip Huber (marionetista do filme “Quero Ser John Malkovich”); o “Teatro de Sombras Chinesas”, da Cia. de Teatro de Sombras de Tangshan, uma das mais destacadas da China; “As Máquinas para o Teatro Inconsciente”, da Cia. La Voce delle Cose, especializada em Teatro de Objetos, da Itália; e o espetáculo “Anda!”, da Cia. La Casa Incierta, da Espanha, especializada em Teatro para Bebês. E também recebeu os espetáculos “O Cavaleiro da Triste Figura”, da Cia. Catibrum, de Minas Gerais; “História de Bar”, da Cia. Truks; “Sonhos de uma Noite de Verão”, do Núcleo N3, que reúne três companhias de Teatro de Animação paulistanas; “Histórias de Amar”, do Grupo Salamandra; “Mulheres”, do Núcleo Trecos e Cacarecos; a pré-estreia de “Só Sonho Samba”, da Cia. Bonecos Urbanos; a “Mostra Memória e Identidade”, da Cia. As Graças; além da pré-estreia do espetáculo “A Criatura”, do Núcleo N3, atraindo cerca de 20 mil espectadores. Serviço: II Encontro de Teatro de Sombras Segunda-feira, 22 de novembro, das 17h às 22h Local: Espaço Sobrevento (Rua Coronel Albino Bairão, 42, a duas quadras do Metrô Bresser-Moóca e do Viaduto Bresser. Telefone: 11-3399-3589) ENTRADA FRANCA O SOBREVENTO é um núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro.

Visite a página em http://www.sobrevento.com.br

Venezuela - "Universidade para todos"

A luta do povo venezuelano conquistou ensino superior público e gratuito para todos.
Se na Venezuela é possível, por que não seria também no Brasil?
 
Debate com Euler Calzadilla!
 
A convite da campanha internacional “Tirem as Mãos da Venezuela” (campanha presente em mais de 50 países que promove atividades em solidariedade à revolução venezuelana) em conjunto com o Movimento Negro Socialista, durante o mês de Novembro, o estudante venezuelano e militante marxista, Euler Calzadilla, fará um giro por universidades brasileiras explicando como hoje na Venezuela todos têm acesso ao ensino superior público e gratuito sem necessidade de um “vestibular” como ocorre no Brasil – que acaba excluindo a imensa maioria dos jovens das universidades públicas – e também sem a necessidade de políticas de ações afirmativas, como as cotas raciais propostas recentemente no Brasil.

As atividades buscarão promover a discussão sobre a revolução venezuelana, combater a contra-informação difundida pela mídia burguesa, com relatos vivos de um militante ativo da Frente Bicentenária de Fábricas Ocupadas pelos Trabalhadores.

Programação:

15/11 – 09:00 – Condado-PE
A atividade será no CERU

16/11 – 19:00 – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
A atividade será no Auditório do CE (Centro de Educação)

17/11 – 19:30 – Universidade Estadual Paulista (Unesp)
A atividade será na Sala 116 do Instituto de Artes da Unesp, na cidade de São Paulo, ao lado da estação Barra Funda do Metrô.

18/11 – 19:00 – Bauru-SP
A atividade será na sede da Esquerda Marxista do PT
Rua Azarias Leite, 7-54 (Centro)

22/11 – 19:00 – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
A atividade será realizada no 1º andar, Anfiteatro 100
Rua General Carneiro, 460 (Curitiba)

23/11 – 19:00 – Universidade de Joinville (UNIVILLE)
A atividade será realizada no Anfiteatro II – Bloco C
Rua Alvino Wodtke, 1 – Bom Retiro – Joinville

24/11 – 18:30 – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
A atividade será realizada no Auditório do CED (Centro de Ciências da Educação) no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis.

25/11 – 19:30 – PUC-SP
A atividade será realizada no Auditório da APROPUC (Associação dos Professores da PUC) situado à Rua Bartira, 407 ao lado da PUC-SP, em Perdizes.

29/11 – 18:00 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
A atividade será realizada no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Sala 423. Largo São Francisco de Paula, 1 - Centro.

19/11 em Campinas:
Debate sobre Ocupações de Fábrica e Controle Operário
Co-organizador da campanha “Tirem as Mãos da Venezuela”, o Conselho Operário da Fábrica Ocupada Flaskô (empresa que produz há mais de 7 anos sob controle dos trabalhadores reivindicando a estatização sob controle operário ao Governo Lula), que situa-se em Sumaré-SP (região de Campinas), promoverá no dia 19 de Novembro em Campinas, um debate com o companheiro venezuelano Euler Calzadilla, discutindo os resultados do 1º Encontro Nacional sobre Modelo de Gestão Socialista, Controle Operário e Participação dos Trabalhadores, organizado pela UNT (União Nacional dos Trabalhadores da Venezuela) em Setembro na Venezuela, bem como a questão da (re)estatização sob controle dos trabalhadores, envolvendo as experiências das nacionalizações na Venezuela e a campanha pela Petrobras 100% estatal aqui no Brasil.
 
O debate ocorrerá na Sexta, 19 de Novembro, às 19:00, no Sindicato dos Petroleiros de SP – Sede regional de Campinas - Rua Cônego Manuel Garcia, 1010, Jardim Chapadão - Campinas-SP.